Xeque - mate na dependência química

17/09/2013 17:30

Brasileiros testam o xadrez para vencer os vícios .
E os resultados iniciais são bastante animadores


A psicóloga Priscila Gonçalves, junto com o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade e o neuropsicólogo Paulo Jannuzzi Cunha, todos da Universidade de São Paulo ( USP), vem colocando sujeitos fissurados por cocaína ou crack para se entreter como esse jogo de tabuleiro durante sessões de terapia. Comparados a 13 voluntários que se envolveram em outras atividades, os 14 pacientes enxadristas apresentaram melhoras cognitivas mais acentuadas. " Eles se tornaram menos impulsivos e passaram a planejar suas ações futuras" , revela Cunha. " Ainda estamos avaliando outros participantes , mas esperamos que o xadrez, por estimular tomadas de decisão racionais, também auxilie os dependentes a parar de usar substâncias ilícitas", aposta. Por seu uma fonte de prazer, especula-se que o jogo até diminua a probabilidade de alguém se viciar em droga.


Um jogo para todos

Há quem diga que xadrez só agrade às elites. Balela!
Na pesquisa da USP, tanto pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS, como os da rede privada têm taxas parecidas de adesão às sessões com o tabuleiro, Taxas parecidas e altas!


Algumas curiosidades do Xadrez

- O Xadrez, a Música e a Matemática são os únicos setores da atividade humana em que se conhecem casos de crianças prodígio.

- O campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de todas as modalidades esportivas é um jogador de Xadrez. Trata-se do peruano Júlio Granda Zuñinga, campeão nacional aos 6 anos de idade.

- O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.

- O Xadrez é a única modalidade esportiva que permite a uma pessoa enfrentar grande número de adversários ao mesmo tempo, em condições de aproximada igualdade.

- Segundo o presidente da FIDE (Fédération Internationale Des Échecs), existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam Xadrez.

- O Xadrez é disciplina escolar obrigatória na Romênia e as notas em Matemática dependem em 33% do desempenho no Xadrez.

- A palavra "Xeque-mate" vêm da frase persa "Shah Mat", que significa "o rei está morto".

- Na série "Star Trek (Jornada nas Estrelas)", capitão Kirk e Sr. Spock jogaram o Xadrez três vezes. Kirk ganhou todos os jogos.

- O primeiro Campeonato de Xadrez registrado aconteceu em Madrid em 1575. Giulio Polerio e Giovanni Ruy derrotaram Leonardo Lopez e Alfonso Ceron em uma série de jogos organizados pelo rei Filipe II.

- O ex-campeão do mundo Jose Capablanca começou a jogar Xadrez com 4 anos, e ganhou de seu pai ainda com 4 anos.


Fonte: Revista Saúde


spiratininga