Terapia com gelo

11/10/2012 09:49


Uma forma comum de tratar lesões é usar frio. Porém, não é muito eficaz e deve ser utilizado mais como alívio da dor, porque o frio não penetra o suficiente para parar um sangramento profundo. Pelo contrário, quando o frio for removido, os vasos sanguíneos expandirão, podendo intensificar o sangramento. É só lembrar como o rosto esquenta quando entra numa sala quente num dia bem frio de inverno.

Outro risco é que o alívio da dor engana a pessoa a acreditar que a lesão é menos grave do que realmente é, e que continua praticando esportes ou fazer uma outra atividade. Neste caso, há grandes riscos de piorar os danos.

Quando não há sangramentos internos o gelo pode ser muito eficaz para tratar dores em geral. Pode ser dores de articulações ou dores musculares, fatiga etc. Pode-se usar uma bolsa de gelo apropriado ou gelo dentro de um pano para aliviar a dor, mas nunca diretamente em contato com a pele.

O gelo também é eficaz de usar junto com uma atadura para parar um sangramento interno após uma lesão de esporte por exemplo. Aí uma atadura é aplicada com certa pressão para diminuir o inchaço e o gelo então pode ser colocado por fora da atadura principalmente com uma função analgésica.

A massagem de uma lesão só é feita apos 48 horas ou depois que tem certeza que não ha mais sangramento. Porque a massagem aumenta a circulação do sangue e vai proporcionar um sangramento ainda maior.