Talvez sua dieta seja mais saudável do que você pensa

20/08/2013 19:58

Sabe aqueles condimentos que você adora – como ketchup no hambúrguer, ou molho picante nos nachos ? Então, os mesmos, podem esconder benefícios para a saúde. Eles podem ajudar a diminuir o apetite, a facilitar a digestão, entre outras coisas. Confira:

1. KETCHUP

 

 

Reduz o risco de doença cardiovascular


Dose diária: 3 a 4 colheres de sopa
O ketchup contém licopeno, um antioxidante poderoso, que pode retardar o processo que leva à aterosclerose. Um estudo descobriu que os orgânicos contêm até 60% mais licopeno por grama do que as marcas tradicionais, e tem os mais altos níveis de vitaminas A, C e E.

2. MEL DE TRIGO MOURISCO

 


Combate o envelhecimento
Dose diária: 2 a 4 colheres de sopa
Mel escuro como o trigo mourisco ou mirtilo contém mais antioxidantes, que protegem as células dos efeitos nocivos dos radicais livres e pode reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, declínio cognitivo, e degeneração macular.

3. ALECRIM


Elimina substâncias cancerígenas alimentares
Dose diária: 1 a 2 colheres
Alecrim minimiza ou elimina substâncias cancerígenas formadas quando se cozinha alguns alimentos. Antes de grelhar a carne, temperá-la com alecrim pode reduzir substâncias causadoras de câncer entre 30% a 100%. Cientistas obtiveram resultados semelhantes quanto a adicionar alecrim a massas.

4. RAIZ-FORTE


Desintoxica seu corpo
Dose diária: 1/4 colher de chá
O glucosinolato, composto existente nas raízes e folhas da planta raiz-forte, pode aumentar a capacidade de seu fígado para desintoxicar substâncias cancerígenas e pode suprimir o crescimento de tumores já existentes.

5. AZEITE

 

Aumenta a memória de longo prazo

Dose diária: algumas colheres
O azeite é uma boa fonte de ácido oleico que durante a digestão é convertido em um hormônio (OEA) que ajuda a manter as células cerebrais saudáveis. Um estudo com roedores alimentados com OEA mostrou que eles foram mais capazes de se lembrar como executar suas tarefas do que aqueles que não comeram. O OEA ativa a parte do cérebro responsável por transformar as memórias de curto prazo em memórias de longo prazo.

6. CANELA


Estabiliza os níveis de açúcar no sangue
Dose diária: 1 colher de chá
Quando se adiciona metade de uma colher de chá de canela a um prato de doce, ocorre um aumento mais lento do açúcar no sangue. O tempero aumenta a sensibilidade à insulina, o que permite que você use mais de sua glicose no sangue, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis – isso minimiza altos e baixos, e para os diabéticos, pode significar que necessitam de menos insulina.

7. MOLHO APIMENTADO


Diminui o apetite
Dose diária: um pouco
Capsaicina é a substância que dá ao molho apimentado seu calor. Comer uma refeição com molho por dia não só reduz os níveis de fome, mas também suscita o GLP-1, um hormônio supressor do apetite.

8. CHUCRUTE


Facilita a digestão
Dose diária: 1/2 xícara
O chucrute é cheio de bactérias probióticas chamadas Lactobacillus plantarum que podem ajudar a aliviar os gases. Também ajuda pessoas que tem problemas com distensão do estômago e desconforto associado com síndromes que irritam o estômago.

9. PIMENTA PRETA


Protege contra o câncer
Dose diária: está sendo pesquisada
A piperina, um composto de pimenta preta, pode ajudar a interromper o processo de auto-renovação de câncer. Ela limita o número de células-tronco, por consequência limitando o número de células com o potencial para formar tumores.


spiratininga