Surpresas com a banana na saúde emocioal

10/08/2012 10:04

 

A fruta mais popular do país é um prato cheio para quem quer controlar ansiedade e melhorar a qualidade de sono. Mas seus nutrientes revelam ainda outras surpresas.

·         Reduz o desejo por doces

Baixas taxas de serotonina estão vinculadas ao desejo por consumir doces e carboidratos. A banana, por fornecer triptofano, ajuda no equilíbrio do neurotransmissor e a reduzir sintomas de ansiedade. Outros benefícios do triptofano é fazer frente contra a insônia e também combater o mau humor.

·         Combate a TPM

Alem de reduzir a vontade de comer chocolate, as presenças de triptofano e vitamina B6 ajudam no controle da ansiedade e da irritabilidade, dois sintomas associados a Tensão Pré Menstrual (TPM). Para completar, o potássio previne a retenção de líquidos e melhora as contrações musculares, queixas comuns de quem enfrenta o problema mensalmente.

·         Previne a hipertensão

A pressão arterial pode não estar vinculada somente ao consumo excessivo de sódio, mas também à falta de potássio no organismo. Esse mineral – encontrado em abundância na banana – melhora a dilatação dos vasos sanguíneos e colabora com o equilíbrio hídrico do corpo. Sendo assim, para prevenir infarto e derrames provocados pela pressão alta, a dica é reduzir o consumo de sal e produtos industrializados – ricos em sódio – e incorporar a banana nos lanches diários.

·         É indicada para atletas

A banana tem lá seus privilégios quando o assunto é a quantidade de carboidrato por porção. Neste caso, ela é maior do que a grande maioria das outras frutas. Resultado: cada unidade encontra-se aproximadamente, 100 calorias. Mas seu alto valor calórico pode ser facilmente utilizado como “combustível” para as atividades físicas, turbinando o fornecimento de energia para o treino e ainda melhorando o desempenho de atletas.

 

Fonte: VivaSaúde