Reiki nas mãos da ciência. A técnica funciona!

23/03/2013 08:47

Especialistas apontam que a técnica combate muito mais do que males psicológicos.
" Como boa parte da medicina oriental, o método era desacreditado porque não havia instrumentos modernos nem muito interesse em avaliar suas consequências", diz Paulo de Tarso Lima, responsável pelo grupo de Medicina Integrativa do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
A evolução da tecnologia e o recente despertar da comunidade científica para um conceito mais abrangente de saúde - a meta é viver bem, e não somente debelar males - fizeram o reiki ganhar a atenção dos pesquisadores. Na americana Universidade de Virgínia, por exemplo, uma revisão sobre sua influência na contenção da dor em pacientes com câncer ressaltou os resultados positivos.
" São necessários levantamentos adicionais para confirmar os achados, mas a princípio o reiki foi bastante eficiente na redução do incômodo", concluíram os autores. E ainda, segundo um trabalho da Universidade Federal de São Paulo, ele ajudaria a combater o tumor em si.
O simples fato de crer que determinado procedimento acarretará uma melhora na saúde já leva o corpo a ter reações positivas.
Ricardo Monezi ,da Universidade Federal de São Paulo, obteve depois de oito sessões, tratados com mestre de reiki, alívios em tensão de 25 pacientes. O efeito foi de uma tranqüilidade maior e duradoura.
Apoiados em uma metodologia parecida com essa, investigadores da Universidade de Granada, na Espanha, notaram que sujeitos hipertensos atenuaram o quadro com sessões regulares de reiki. " Também há trabalhos com diabete, epilepsia, depressão...".
O fato é que alguns pontos chaves do corpo, onde os cuidadores devem colocar as mãos durante uma sessão de reiki - os chacras-, coincidem com importantes glândulas. E talvez, só talvez, a energia atue nesses órgãos, ocasionando um equilíbrio geral.
O sucesso do reiki não justifica, sob nenhuma hipótese, seu uso no lugar da medicina tradicional.

Energia e Religião

Usar as mãos para emitir energia positiva não é um conceito exclusivo do reiki, que é uma terapia. A benção cristã, o passe espírita e o johrei, entre outros rituais religiosos, também se valem desse preceito, apesar de terem filosofias bem diferentes. Há até que especule que os milagres de Jesus seriam resultado de uma habilidade única de controlar a energia do Universo.


Fonte: Revista Saúde


spiratininga


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!