Receitas naturais de saúde

28/09/2012 07:52

 

Azeite
 

Já ouviu falar em gordura que faz bem à saúde? Esse é o caso do azeite, que ajuda a diminuir a taxa do colesterol ruim (LDL) e facilita a digestão.

 

Contra cálculos na vesícula

Tome uma colher (sopa) de azeite todos os dias, logo após o almoço.

Banana

Há um velho ditado brasileiro que diz: "Uma banana por dia mantém o médico à distância". Essa é a pura verdade! A fruta tem inúmeros nutrientes, entre eles, grande quantidade de potássio que renova as forças da saúde e da beleza.

Contra ressaca

Ferva 60 g de casca de banana com 1 litro de água. Beba essa solução três vezes ao dia.

Chocolate amargo

Sua matéria-prima, o cacau, era considerada por maias e astecas o alimento dos deuses. E não é à toa. Além de ser delicioso, dois quadradinhos ao dia estimulam a memória, previnem o diabetes tipo 2, controlam o apetite e afastam o cansaço.

Hortelã

Quem diria que essas folhinhas verdinhas seriam capazes de fazer tão bem a nós? Além de combater a oleosidade da pele e do cabelo, a hortelã cura dor de ouvido e combate a insônia. É só colocar algumas folhas dentro do seu travesseiro e boa noite.

Para dores de ouvido

Ponha 20 gramas dos ramos com flores de hortelã em um litro de água fervente e deixe por 15 minutos. Tome uma xícara de café, três vezes ao dia.

Limão

Verde ou amarelo, pequeno ou grande, o limão é a fruta mais conhecida em todo o mundo. Graças à alta concentração de vitamina C que contém, ele é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Por isso, evita um monte de doenças, entre elas, diabetes, enxaqueca, anemia e obesidade. Convencida a tomar um copo de suco natural de limão por dia?

Contra cálculo renal

Ferva ½ litro de água e acrescente 10 gramas de folhas e cascas de limão. Tome 3 xícaras ao dia adoçadas com mel.

Para ganhar mais energia e resistência

Basta tomar uma ou duas colheres (sopa) por dia.

Vinagre de maçã

Feito de suco de maçã fermentado e rico em enzimas, o vinagre de maçã tem sido usado há séculos para muitos problemas. Contém o equilíbrio de 19 minerais, além da pectina, que ajuda o coração porque equilibra o colesterol e pode ser usado topicamente para cuidar da saúde da pele.


Contra labirintite

Tome ½ copo de água morna e 1 colher (café) de vinagre de maçã, em jejum.

 

Dr Ademir Jr. (CRM 92.693) é médico dermatologista.