Os Rins pedem exercício

24/04/2014 18:55


Até nossos filtros naturais precisam de atividade física para funcionar direito.


É o que garante uma nova onda de  pesquisas : suar a camisa regularmente ajuda evitar da doença renal crônica aos dolorosos cálculos.


É uma linha de pesquisa mais recente, mas que, nós últimos anos, ganhou força. Após examinar 139 pessoas, os especialistas descobriram que as ativas contavam com uma função renal mais preservada do que as sedentárias. Por se tratar de uma área nebulosa, faltam evidências dos motivos por trás do resultado. Porém em animais já notaram que exercícios melhoram o processo de filtragem dos rins, ou seja, sobrariam menos substâncias tóxicas para gerar estragos. 

Outra explicação recai na hipertensão e no diabete, doenças conhecidas por lesar o par de órgãos. Primeiro porque a prática esportiva diminui o risco de ambas surgirem. Segundo porque ajuda a domar essas encrencas quando já foram diagnosticadas.  Na Universidade Médica da China, o nefrologista I-Kuan Wang examinou dados de 7863 diabéticos com doença renal crônica entre 1996 e 2008. Ao separar os que malhavam dos inativos,ele viu que o primeiro grupo possuía uma menor taxa de mortalidade. "É uma pena que nem todos os médicos conheçam esse benefício", lamenta Wang

" Os rins influenciam na saúde do coração. Eles ,por exemplo, têm um papel no controle da pressão", explica o brasileiro, da Universidade Federal de Pernambuco. Aliás, os exercícios também devem fazer parte do cotidiano de pacientes que precisam purificar o sangue artificialmente por meio da hemodiálise. " Essa tática, entre outras coisas,recupera a musculatura e a qualidade de vida, ambas prejudicadas pelo mau funcionamento dos nossos filtros ", arremata Taís Tinucci, nefrologista da Universidade de São Paulo.

Mas será que correr, pedalar ou nadar previnem até pedras nós rins? Segundo um experimento da Universidade de Washington, nós Estados Unidos, sim. Entre 84225 mulheres investigadas, as que mexiam o corpo com freqüência apresentava um risco 31% menor de padecer com os cálculos . "Isso ocorreria porque o esporte ajusta a maneira como o organismo lida com moléculas cruciais à formação das pedras" , especula o urologista Mathew Sorensen, autor do projeto. A ciência já está tirando o atraso. Em nome dos rins - e do coração , dos pulmões....-, você deveria correr para fazer o mesmo.



Cerca de 150 minutos de ralação toda semana, com muita disciplina, protege contra o câncer renal. Pelo menos é o  que conclui um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley , nos Estados Unidos , que avaliou 91820 corredores e caminhantes. 


Fonte: Revista Saúde