Os chás medicinais servem para tratar diversos tipos de doenças

28/09/2012 08:16

 

Os chás medicinais servem para tratar diversos tipos de doenças. Várias ervas e plantas medicinais são usadas como uma terapia que traz ao organismo diversos benefícios, atuando como uma espécie de medicina alternativa que, em hipótese alguma, deve ser usada sem outro tratamento e acompanhamento médico. As principais flores usadas para fins medicinais são:

Artemísia

É uma flor branca que mede em torno de 50 centímetros e atua na medicina preventiva agindo sobre epilepsia, diarreias, menstruações irregulares, nervosismos, reumatismo, estômago debilitado, gastrite, anemia, icterícia, cólicas e rejuvenescimento da pele. Para fazer o chá medicinal é preciso deixar secar as flores na sombra e tomá-lo em alguns dias da semana.

Erva de Santa Luzia

É uma planta que mede até 80 centímetros, perene e com folhas na cor verde e amarela. É muito usada na medicina alternativa, sendo uma planta diurética, anti-hemorrágica, antirreumática e desobstruente. A Erva de Santa Luzia também é usado em casos de angina, verrugas, uretrite e retenção urinária. Pode tomá-la como chá ou pingá-la nos olhos.

Malva

É uma planta de origem europeia, encontrada no sul e sudeste do país, sendo indicada para infecções na boca, estômago, intestino, bexiga, rins e garganta, tem ação calmante e diminui os nervos e as dores. O chá é feito com as folhas secas na sombra e a indicação é tomar um copo de chá diariamente.

Alcachofra

É uma flor com folhas avermelhadas, típica do Brasil que tem ação tônica, curativa, atuam na reconstrução do fígado, rins, bexiga, bile e estômago e é indicado para pessoas que sofrem com diabetes mellitus, asma, arteriosclerose, colesterol alto, hipertensão arterial e tireoide. O chá deve ser feito com as folhas, que devem secar na sombra durante 8 dias e ser colhidas na época de floração.

Além destas há várias outras flores medicinais usadas na medicina alternativa de maneira preventiva.