O otimismo é inteligente promove saúde e prolonga a vida

04/09/2012 15:05

 

Esperar coisas boas promove a saúde

·       

Senti-se bem ajuda quando não estamos bem. “Quando examinam pessoas com doenças semelhantes, os pesquisadores conseguem prever quem tem probabilidade de viver mais: os que acham que estão melhores de saúde”. Há alguma coisa importante nessa sensação de estar bem, principalmente quando se está doente. Parece que o otimismo também ajuda a nos proteger do estresse. Cada vez que sobe o otimismo, em uma pessoa, a sua reação imunológica melhora 20%.

·        Otimismo é algo que se pratica – “Sabe-se que a ansiedade e outras emoções negativas são prejudiciais ao organismo, principalmente aos sistemas cardiovascular e imunológico, e parece que ser otimista em relação ao futuro se comporta de forma diferente. Faz mais exercícios físicos, tem menos probabilidade de fumar e se alimentar melhor. E, quando adoece, tem mais condições de participar ativamente no tratamento”.

·        Não está feliz?Não se preocupe – “A felicidade é um sentimento; o otimismo é a crença de que aspectos do futuro darão certo. A felicidade flutua muito, mas a disposição otimista costuma ser bastante estável. Quem não é otimista pode criar uma lista de fatos positivos. Acontecem coisas boas a todo mundo, mas é comum os pessimistas não perceberem; passar alguns minutos por dia escrevendo pelo menos três coisas positivas pode ajudar a esperá-las com mais frequência. Ou, em vez de tentar ser otimista, aja como tal: se esforce bastante para atingir seus objetivos. Cada conquista tornará mais fácil ter esperanças na conquista seguinte”.

·        Dependendo do estudo que se lê os otimistas....

·        Têm 9% menos probabilidade de doenças cardíacas

·        Têm apenas 77% de probabilidade  de serem hospitalizados após cirurgias importantes.

·        Têm, em média, cinco décimos de pressão arterial.

·        Em geral, vivem 9,5 anos a mais.