O lado bom de ser meio maluco

08/08/2012 17:15

 

Psiquiatras dizem que todo comportamento acontece numa faixa de variação. Por exemplo, alguns se preocupam um pouco e outros sofrem de crises de ansiedade inacapacitantes. Mas talvez você se surpreenda ao descobrir que alguns transtornos – além de sintomas mais leves, ditos subclínicos – costumam estar ligados a qualidades que valorizamos na sociedade. Assim, quem demonstra sinais de:

Transtorno Obssessivo-Compulsivo

Tem probabilidade de ser: Trabalhador e diligente.

Quem tem TOC tende a se destacar em empregos com regras estritas e meticulosas. “Muitos pacientes com TOC têm ótimo desempenho na contabilidade e na administração”, diz Dra Soraya Bacchus.

Ansiedade

Tem probabilidade de ser: Compassivo.

Pessoas muito ansiosas são famosas pela sensibilidade e pela atenção aos outros. Também tendem a ser supervigilantes e se tornam bons cirurgiões, médicos, dentistas e banqueiros.

Transtorno Bipolar Leve

Tem probabilidade de ser: Criativo

Muitos que têm tendência a variações de humor se tornam escritores, pintores, músicos e atores. “Quando estão na fase maníaca, têm uma exuberância maravilhosa e conseguem ter idéias fora dos padrões.”

Síndrome de Asperger

Tem probabilidade de ser: Um solucionador de problemas

Embora quem tem essa doença seja um pouco desajeitado, sua concentração é muito intensa. “Os números e a ciência concreta fazem todo o sentido para elas.”

Depressão

Tem probabilidade de ser: Perspicaz

Segundo os especialistas, os deprimidos tendem a demonstrar mais contato com as verdades profundas sobre si mesmos, a vida e a experiência humana.