Maçãs ajudam a viver mais

18/07/2013 14:25

 

Cientistas relatam a primeira evidência de que o consumo de uma substância antioxidante encontrada nas maçãs aumenta em 10% o tempo de vida dos animais de teste.

Os novos resultados, obtidos com as moscas de frutas reforçam as conclusões semelhantes sobre os antioxidantes da maçã em estudos com outros animais. Zhen-Yu Chen e seus colegas observam que as substâncias nocivas geradas no corpo, denominadas de radicais livres, causam alterações indesejáveis que se acredita estarem envolvidas no processo de envelhecimento e algumas doenças. As substâncias conhecidas como antioxidantes podem combater esse dano.

Frutas e hortaliças na dieta, especialmente alimentos coloridos como tomate, brócolis, mirtilos e as maçãs são excelentes fontes de antioxidantes. Um estudo anterior realizado com outros animais sugeriram que um antioxidante da maçã poderia estender o tempo médio de vida.

No relatório atual, os pesquisadores estudaram se os antioxidantes da maçã diferentes, conhecidas como polifenóis, poderiam fazer a mesma coisa em moscas de fruta. Os pesquisadores descobriram que os polifenóis da maçã não apenas prolongaram a média de vida das moscas de frutas, mas ajudaram a preservar a sua capacidade de caminhar, subir e se deslocar. Além disso, os polifenóis da maçã reverteram os níveis de várias substâncias bioquímicas encontradas em moscas mais velhas, que foram utilizadas como referência para deterioração associada ao envelhecimento.

Chen e seus colegas observam que os resultados confirmam as conclusões de outros estudos, inclusive um em que as mulheres que comiam maçãs regularmente apresentavam uma redução 13-22% do risco de doença cardíaca, e reforçam imagem da maçã como um alimento saudável.


spiratininga