Lua cheia abala o sono?

23/11/2013 13:13

 

 

O ciclo lunar pode interferir no descanso noturno, sugere um estudo.

Publicada no periódico científico Currenty Biológy, uma pesquisa da Universidade da Basiléia e do Instituto de Tecnologia de Lausanne, na Suíça, analisou o sono de 33 indivíduos antes de apontar que, durante a lua cheia, a qualidade do tempo passado sob os lençóis costuma piorar. Entre outros achados, os cientistas encontraram, nessa fase, uma diminuição dos índices de melatolina, hormônio que acarreta sonolência e regula processos restauradores do organismo enquanto dormimos. "Esses resultados não decorrem da luminosidade da lua cheia, porque os participantes foram a avaliados em um local completamente fechado" , comenta Camila Hirotsu, biomédica do Instituto do Sono, em São Paulo, " Mas o experimento tem limitações e suas conclusões não devem ser encaradas como verdade absoluta", pondera.

Mito ou fato?

Como a lua influenciaria outros aspectos da saúde.

Bebês aos montes

Reza a lenda que, na lua cheia, sobe o número de partos realizados. Mas não há dados que confirmem essa crença popular.

Rápida perda de peso

A lua minguante seria o cenário ideal par pôr em prática os planos de emagrecimento. Balela

Epilepsia aflorada

Acredite: há evidências embora não definitivas , de que as crises do distúrbio se tornam mais frequentes nos períodos de lua cheia.


Algumas tradições populares:

- A madeira cortada depois da Lua Cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua Nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para os trabalhos de carpintaria e marcenaria.
- Quando se deseja começar uma coisa nova que deve durar muito tempo, essa coisa deve ser feita quando a Lua estiver num signo astrológico fixo, isto é, em: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.
- Querendo acabar logo uma tarefa, deve-se começá-la quando a Lua estiver num signo cardinal, isto é, em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
- Querendo que qualquer ação ou negócio dê resultados positivos mas fique em segredo, deve-se realizá-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova.
- Pelo contrário, querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas depois da Lua Cheia.
- Viagens importantes devem ser iniciadas quando a Lua estiver em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
- Para obter flores belas e bonitas, as sementes ou as mudas devem ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra e se achar entre a Lua Nova e o Quarto – Crescente.
- Tudo o que dá fruto acima da terra deve ser plantado nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua Nova até o dia da Lua Cheia. O que dá fruto embaixo da terra deve ser plantado na quinzena que vai desde as 24 horas depois da Lua Cheia até o dia da Lua Nova.
- Pessoas fracas e doentes sentem mais intensamente a influência da Lua. Insônia, cansaço, dores, erupções, inchaços são mais fortes depois da Lua Nova, ao passo que são mais fracos na quinzena do Minguante.
- As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua Cheia e, de preferência, durante a madrugada.

Fonte: revista Saúde e você sabia.net

 

spiratininga


 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!