Linhaça: Neurônios fortificados

21/02/2014 14:23

Rica em ômega-3 garante o bom funcionamento cerebral e auxilia no tratamento de transtornos depressivos.

A linhaça ganhou fama graças à sua grande quantidade de fibras, que chega a ser quatro vezes maior do que da aveia. São elas que absorvem a água contida no estômago e formam um gel que retarda o esvaziamento do órgão, aumentando a sensação de saciedade. Mas seus benefícios vão além.
Ela é uma semente oleaginosa rica em nutrientes e ótima fonte de vitaminas, minerais, fibras  solúveis e insolúveis, e ácidos braços essenciais, como os ômegas-3 e 6. Cientistas revelaram que um deficit de ômega-3 está associado com depressão. " Esse ácido grato aumenta a proteção das células do cérebro. Já o lítio, presente no gel formado quando se coloca a linhaça imersa em água de um dia para o outro, é responsável por auxiliar na diminuição dos quadros de ansiedade, muito comuns em pacientes com depressão",afirma Gabriela Paschoal.
Diversos estudos já comprovaram que, nas regiões em que se comem menores quantidades de ômega-3, há maior prevalência de transtorno depressivo se comparado às regiões em que se ingere mais  ômega-3 para estabilizar transtornos de humor e tratar depressões em maníacos depressivos.
O ômega-3 tem papel importante na constituição do sistema nervoso e na manutenção do seu equilíbrio. Assim como outras partes do corpo, as células cerebrais estão em constante renovação. "Nosso cérebro é composto de dois terços de ácidos gratos. Essas gorduras são os componentes básicos das membranas das células nervosas. Porém estás só são obtidas pela alimentação, o que em muitos casos não é suficiente", afirma Natália Colombo.

Modo de usar : a indicação é consumir cerca de 3 colheres (sobremesa) (20g) ao longo do dia, ou, 2 colheres ( sopa ) ao dia.


Especialistas orientam que, para aproveitar melhor os nutrientes encontrados na linhaça, ela deve ser levemente triturada , no liqüidificador. Isso porque a casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal . É fundamental, armazená-la em pote de vidro e na geladeira. Sem isso,  ela oxida e perde suas propriedades.
Prefira a linhaça dourada onde a presença da substância , lignana ( hormônio vegetal que beneficia menopausa , TPM, e câncer ) , é maior.





Fonte: VivaSaúde