Limão sem contra indicação

28/09/2012 08:04

O limão cura e previne muitas doenças, não tem contra-indicação, é usado de diversas formas: compressas, sucos, sumos, chás, produtos de beleza e de limpeza transformando-o em um fruto versátil e numa panacéia universal.

Foi em 1617 que o médico inglês John Wodall comprovou a eficiência do limão na profilaxia e cura do escorbuto, embora tenha sido usado com este fim em épocas mais remotas na História Antiga, nas Cruzadas e na tripulação de Vasco da Gama quando viajava ao Cabo da Boa Esperança, em 1489. Já na década de 1700, o médico James Lind recomendava aos marinheiros britânicos o uso do suco de limão e foi assim que desapareceu completamente o escorbuto da marinha britânica. O professor Euler, da Suécia, descobriu no limão uma nova vitamina para curar a pneumonia que lhe valeu o Prêmio Nobel da Química, em 1934. O Dr. Alberto Seabra diz que nenhuma fruta tem valor medicinal igual ao do limão.

Já Dr. Luiz G. Cabrera afirma que o limão tem sido recomendado para combater numerosos estados patológicos. É diurético e pode ser usado para nefrite com sucesso, especialmente nas formas de hidropisia. Ele diz que para o fígado produz também bons resultados.

Outros cientistas realizaram profundos estudos sobre o poder curativo do limão como: Kemplerer, Trambusti, Desplatz, Labbé, Lusting e Pende da Universidade de Roma, uma das maiores autoridades do mundo em endocrinologia que diz ser o limão eficaz no tratamento do artritismo, gota, reumatismo, arteriosclerose e no envelhecimento. Hoje, outros estudos garantem que o ácido cítrico, contido no limão, desempenha um importante papel químico no metabolismo orgânico, isto porque ele oxigena o sangue, alcaliniza, combatendo assim os radicais livres, que são os ácidos nocivos que vão se acumulando no sangue, impregnando os órgãos e tecidos, desenvolvendo as doenças. Esta acidez é proveniente das toxinas do corpo, isto é, da sujeira que criamos devido a pensamentos transviados, emoções mal resolvidas, alimentação errada, etc..

A acidez do sangue é a grande vilã da saúde; reverter o quadro, alcalinizando este sangue vai evitar doenças simples como uma gripe e degenerativas como o câncer.

Além de acidificar, estas toxinas aumentam a temperatura do sangue, consequentemente dos órgãos, dificultando a atuação da energia vital que é uma força que estimula as defesas do nosso corpo e ainda compromete o metabolismo que é o conjunto de reações químicas do nosso organismo.

O limão vai ajudar a destruir substâncias morbosas, atuando como detergente, desinfetando, dissolvendo as impurezas e limpando o sangue, fazendo um equilíbrio do PH. Com isso, vírus, micróbios e bactérias não mais se instalam porque não há temperatura nem “meio ambiente”  apropriado para eles.

Assim todas as doenças podem ser eliminadas pelos órgãos excretores como a pele, o intestino, os rins e pulmão. Este é o motivo da grande necessidade de observar como estão estes órgãos quando se pensa em fazer alguma cura no corpo.

A concentração de ácido ascórbico contido no limão é muito grande e este é constituinte ativo da vitamina C (79mg/100ml).  Nele encontramos ainda outras substâncias como o ferro, magnésio, sódio, enxofre, silício, pectina, fósforo, iodo, (que vai fazer um equilíbrio glandular e orgânico perfeito) manganês, sódio, potássio, água fisiológica, cálcio e vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B5 (niacina), K e P.

Ainda contém o ácido cítrico e não corrói o estômago como muitos pensam, ao contrário, destrói o excesso de ácido existente no estômago com seu ácido vegetal assim como o málico, o tartárico, o oxálico etc., que também são extremamente benéficos ao organismo, porque embora sejam ácidos, no organismo tornam-se alcalinos e vão contribuir para a regeneração das células e tecidos. É por isso que o limão serve para quase todas as disfunções do organismo.

É uma química excelente para a saúde na qual é impossível sintetizar perfeitamente porque nos laboratórios não se põe vida, nem força magnética, vitalizadora que provem da terra, do oxigênio e dos raios solares.

Sabemos que existem diversos tipos de limão, o mais usado é o galego, que pode até estar verde, porém qualquer um deles serve desde que não esteja maduro demais (amolecido), nem machucado, mas que se saiba a procedência.

O limão é um anticéptico natural porque mata os germes e micróbios, cicatriza feridas, regulariza a pressão arterial e a menstruação. Ajuda na cura do tifo, sarampo, anginas, diarréia, excelente para pancadas, acalma o sistema nervoso, dissolve gorduras, pode curar peritonite, urticária, sarna, difteria, gases intestinais, combate a sede e falta de secreção das glândulas salivares e do estômago. Usa-se ainda para gripes em geral.

Em 1918, no Rio de Janeiro, durante a epidemia da GRIPE ESPANHOLA, que matou mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, o limão foi reconhecido utilíssimo para suavizar a terrível moléstia, chegando a custar preços absurdos.

Bom para acne, varizes, frieira, colite, corrimento, útero, ovário, alergias, cálculos renais e biliares, hemorragias e infecções. Elimina o excesso de água (inchaço).

Ajuda a deixar de fumar, espanta pernilongo e carrapatos.

OUTROS BENEFÍCIOS DO LIMÃO

FEBRE – À noite, picar dois limões com casca, acrescentar meio copo de água. Deixar ferver durante cerca de onze minutos, coar e deixar descansar a noite inteira. No outro dia beber em jejum.

VÔMITOS – Ferir com a unha a casca do limão inteiro e cheirar. Este procedimento é excelente para quem costuma enjoar nas viagens de carro ou barco, experimente. Cheirar o limão cortado também tem efeito positivo.

NEFRITE: Compressas nos rins com suco de limão fazem urinar rapidamente.

CONJUNTIVITE: Diluir uma colher de sobremesa do sumo de limão em meio copo de água. Coar no algodão e pingar algumas gotas em cada olho.

HEMORRÓIDAS – Comprar na farmácia uma pêra de borracha (a menor de todas) encher com suco de limão e introduzir no ânus. Fazer durante 3 dias, se sentir ardor, fazer banho de assento gelado imediatamente (vide artigo: como fazer banho de assento?).

O limão juntamente com outros procedimentos ainda pode curar acidez do estômago se usado adequadamente, retirando dores, azias, arrotos, flatulência, etc..

Elimina o ácido úrico, acne, afonia, anorexia, bronquite, brotoeja, bursite, câimbras, cálculos em geral e herpes.

Absorve e acumula radiações solares que ajudam a combater focos de invasão bacteriana ou viral.

Muito usado quando houver grandes esforços físicos porque a falta da vitamina C ocasiona uma diminuição na capacidade de rendimento.

Usado com sucesso na gravidez, lactação, diabetes, convalescença, doenças infecciosas etc..

Você sabia que:

- Ao ingerir o limão, para potencializar o efeito do ferro e do cálcio, expondo-se ao sol o efeito será maior porque absorve a vitamina D?

- Se deixar o limão alguns minutos na água quente ele soltará mais sumo?

- A casca do limão dá um efeito especial a sucos e bolos?

- A vitamina C evapora rapidamente se entrar em contato com o ar, por isso devemos tomar o suco do limão imediatamente após espremer e nunca bater no liquidificador?

-  O melhor é espremer a mão?

- O limão estanca o sangue e cicatrizam feridas rapidamente?

- Esfregar o limão no couro cabeludo combate a caspa e substitui o xampu?

- O limão descongestiona as glândulas endócrinas e os vasos sanguíneos?

-  O limão é ideal   para   limpezas   intestinais (clister) por atuar como adstringente, detergente, além de equilibrar o PH?

- O limão e não o leite é excelente para úlceras estomacais se usado corretamente?

- Substitui desodorante e sabonete com a vantagem de não tirar a oleosidade natural da pele?

- O uso do limão diariamente pode evitar não só o raquitismo e escorbuto, mas hemorragias, cansaço, propensão para catarro nas vias  respiratórias e   intestinais   e   muitas   outras doenças?

CUIDADOS ESPECIAIS COM O LIMÃO

- Se usar o limão na pele, olhos, cabelo ou couro cabeludo não vá para o sol porque ele provoca queimaduras.

- Nunca misture limão com amido (arroz, pão, trigo de quibe, etc) porque este necessita da ptialina para fazer uma boa digestão e o limão a inibe.

- A mistura do tomate com limão transforma-se no ácido acético que é uma substância tóxica.

- As sementes do limão são amargas  ligeiramente tóxicos.

- Na culinária, nunca substituir o limão pelo vinagre que contém ácidos nocivos para a saúde.

O LIMÃO NA BELEZA E COMO ANTIBIÓTICO

O limão é usado desde a antiguidade como máscara de beleza porque amacia e clareia a pele, eliminando as manchas, tira o excesso de oleosidade e pode até eliminar as rugas.

Se esfregar uma vez por semana sobre o corpo, ativa a pele e o sangue dos vasos e veias próximas à pele agindo como oxidante desinfetante e embelezador.

O LIMÃO PARA CALVICE

Misturar suco de limão, cebola ralada, alho bem macerado e azeite de oliva, friccionar no couro cabeludo com bastante vigor para ativar a circulação. Cobrir com uma toalha e pela manhã lavar com água corrente.

LIMÃO COMO ANTIBIÓTICO

Colher o limão, deixar no sol por 3 horas e depois cortar em pedaços pequenos, tirando as sementes, mas deixar a casca.

Liquidificar bastante com 1 copo americano (250ml) de mel de abelhas.

Deixar na geladeira até 2 dias.

Dose: 2 a 3 colheres de sobremesa três a quatro vezes por dia.

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!