Já lhe passou pela cabeça que peso e a saúde financeira estão ligados?

04/09/2012 15:09

 

Dieta do cartão de crédito

Porque não conseguimos controlar nem peso e nem dívidas?

O Dr. Jay Zagorsky, cientista da Universidade do Estado de Ohio, acredita que sabe a resposta. Depois de um amplo estudo de 15 anos com mais de 7 mil participantes, a equipe de pesquisadores descobriu uma ligação significante entre peso e saúde financeira. Descobriu se que quando o individuo emagrece, o saldo bancário dá uma boa melhorada.

Economizar e fazer regime envolve muitos conceitos iguais. “A gente engorda, se endivida e entulha a casa por causa de decisões sobre comer e gastar. A casa, a cabeça, o coração, e a cintura estão todos ligados. Tudo tem a ver com as decisões tomadas”.

Nossa cultura consumista não nos estimula a dizer não a nada e nem esperar, e talvez não seja por coincidência que os países com alto nível de obesidade também apresentem nível crescente de endividamento.

Dr. Walsh concorda: “Para mudar os hábitos, é preciso transformar a melhor opção em opção mais fácil. Se você entra pela porta morrendo de fome e não tem nada na geladeira, o mais provável é telefonar e pedir uma pizza”.

A boa notícia é que , assim como ninguém precisa comer apenas maçã e alface para manter um peso saudável, não é preciso ganhar fortunas para se livrar das dívidas.

É ASSIM QUE SE FAZ......

Corte a gordura, limpe a bagunça, aperte o cinto.

·        Estabeleça uma meta – Não importa se quer perder dois quilos ou muito mais, economizar para comprar um vestido ou uma casa; é preciso trabalhar partindo da meta. Escreva os passos necessários para chegar lá.

·        Concentre-se na qualidade, não na quantidade – De acordo com um estudo pela empresa de cartões de crédito Visa em setembro de 2009, os brasileiros não lembram com o que gastaram 26% do seu dinheiro. Limite às compras futuras a coisas que você realmente quer e poder comprar.

·        Incorpore incentivos – Incorporar incentivos ou recompensas semanais ou mensais às metas de emagrecimento e controle das dividas ajuda muito.

·        Planeje com antecedência – Transforme a melhor opção em a mais fácil. Planeje os horários das refeições e  compra de alimentos, por exemplo, para se proteger das compras por impulso.

·        Menos é mais – Como acontece com muitos problemas da vida, o segredo da riqueza e da saúde é óbvio e simples: gaste menos que ganha, coma menos do que queima.

Dê uma “cenoura” a si mesmo

Nutricionistas, personal trainers, e orientadores financeiros con- cordam com um aspecto: estabelecer metas é fundamental para emagrecer ou economizar.

“Seja qual for o hábito que tentamos romper ou mudar, é preciso uma meta atraente para nos manter no bom caminho. É mais provável atingir a meta quando estamos entusiasmados com a recompensa”.

As pessoas são movidas por objetivos, o problema é que desde criança, se aprende a consumir e não a poupar. É preciso que se mude a forma de pensar e agir com relação ao dinheiro. Um sonho deve estar sempre acompanhado de seu valor, do quanto se guardará de dinheiro mensalmente para realizá-lo . Devemos sempre ter sonhos de curto prazo ( até um ano), médio ( até dez anos), e longo prazos (acima de dez anos). Priorizar os nossos sonhos e desejos é o segredo para que mantenhamos saudável a nossa vida física, mental e espiritual.

 

Fonte revista Seleções