Inverta o estresse

21/09/2012 13:06

 

Isso é possível? Sim. Inclui mudanças de atitude e quebra de rítmo alucinado que a vida moderna nos impõe. O estresse pode estimular medidas importantes, mas é fundamental controlá-lo, e não o contrário.

Como tirar proveito.

Pratique exercícios

Pleo menos 30 minutos, três vezes na semana. Escolha, de preferência, uma atividade não competitiva. Alongamento e programas relaxantes, como ouvir música, ler, viajar e sair com os amigos.

 

Pensamentos positivos

Otimistas sofrem menos o estresse. Se você vive em estado de alerta e de ansiedade pela antecipação de acontecimentos que nunca acontecem, o seu corpo terá as mesmas reações de estresse como se realmente esses acidentes tivessem ocorrido. Evite conclusões precepitadas. Diante de um obstáculo, procure soluções em vez de consequências. Visite os amigos com frequência, eles são apoio emocional. 

 

Tenha tempo para você

 

Tire pelo menos um dia ou algumas horas na semana para esquecer qualquer informação relacionada ao trabalho. Tente diminuir o número de tarefas. Liste  o que fazer diariamente. Sempre dá para cortar alguma coisa. Não diga sim automaticamente. Procure delegar.

 

Mantenha o foco

Interrupções aumentam o seu nível de estresse. Quando estiver focado, faça o possível para não ser interrompido. Resolva apenas emergências.E se achar que está sempre correndo, ou sob pressão, se organize para ter uma reserva de tempo.

 

Controle suas finanças

Desorganização financeira tem gende peso no aumento do nível de ansiedade ou depressão. Uma dica é consultar um especialista financeiro. Por exemplo, tenha metas para quitar uma determinada dívida; planeje seus gastos e pagamentos e tente poupar para se sentir motivado.

 

Coma de forma saudável

Evite açucar, sal, farinha branca, e gordura.O estresse por si só elimina hormônios que contraem os vasos. Corte substâncias estimulantes. Prefira bebidas quentes, relaxantes, chás, leite desnatado morno e chocolate quente.

 

Ria muito

Rir alivia a tensão porque libera naturalmente endorfina, substância calmante natural. Então, procure se divertir, leia ou assista a uma comédia.

 

Fonte: Connie Neal, "Comece hoje a controlar o estresse"