Gengibre um aliado poderoso do emagrecimento

15/08/2012 18:35

 

Usada há tempos como condimento e planta medicinal, o gengibre é um verdadeiro remédio. A lista de benefícios inclui o combate a inflamações, a prevenção de doenças e o alívio de enjoos. Sem contar que ele pode servir de grande aliado no processo de emagrecimento.

Propriedades Nutricionais

O gengibre é pouco calórico e possui uma grande variedade de minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, manganês e selênio, além de vitaminas, C e complexo B. O rizoma também apresenta princípios picantes, como o shogaol e gingerol. Este último é responsável pela maior parte dos efeitos terapêuticos do gengibre. “Quem esta de mal com a balança pode apostar sem medo no alimento.” “A ação do gingerol provoca um gasto maior de energia no processo digestivo, aumentando a temperatura do corpo, e com isso, ajuda na queima de gorduras totais. Além disso, a aceleração do metabolismo auxilia na perda de peso.” Pode ser consumido em chás, sucos e refogados.

Propriedades Medicinais

O alimento tem ação antioxidante, antifúngica, analgésica, além de auxiliar nas inflamações na proteção contra cânceres, na redução da febre, na circulação e nos sistemas nervoso, imunológico, e cardíaco. É também importante para o processo digestivo, auxiliando no alívio de náuseas e vômitos, e na eliminação de gases. Apesar disso, não se empolgue nas dosagens, pois em excesso pode provocar úlceras, azias, gastrite, e aumento de cálculos renais. No período menstrual pode aumentar o fluxo e nos homens pode causar prejuízo nos receptores do hormônio sexual masculino (testosterona). Grávidas evitar provoca aborto, no início da gestação. Dosagem ideal é de quatro colheres de chá.

Chá de Gengibre

Ingredientes:

½ litro de água

2 colheres (chá) gengibre cru, ralado ou esmagado

Suco de limão ou laranja a gosto

Preparo: Aqueça a água, não ferva, despeje sobre o gengibre e deixe repousar.

Por 10 minutos e adicione o suco de limão ou laranja. Tomar após refeições.