Férias?! Evite encrenca com o nosso astro rei

03/01/2013 20:33

 

Muito se fala sobre os malefícios dos raios solares além da conta e sem proteção. De cara, todos se lembram dos tumores cutâneos. No entanto, poucos sabem que aquelas horas fritando na areia por um bronzeado enfraquecem o sistema imunológico, deixando o corpo menos resistente a vírus, fungos e bactérias. O que acontece é semelhante ao cansaço e esgotamento que sentimos após um dia na praia. A radiação ultravioleta - tanto a UVA quanto a UVB - faz com que as células do sistema da pele percam energia, dando sopa para qualquer micro - organismo estranho agir.
" É assim que surge o herpes, vírus que a maioria das pessoas carrega sem nem sequer desconfiar, as micoses e até mesmo alguma viroses". Indivíduos com imunossupressão, como transplantados e soropositivos, correm um risco ainda maior e devem evitar a superexposição em dias ensolarados. Para alguns, chegam a ser sugeridas roupas com filtro solar.
O próprio bronzeado, que muitos vêem como sinal de saúde, não passa de uma reação do organismo ao UVB, predominante no verão. O colorido da estação é, na verdade, resultado da oxidação do pigmento que tinge a cútis, a melanina. " É uma forma de proteção, que não deixa a radiação penetrar demais na pele". Mas, se há um exagero , o tom de camarão indica um processo de inflamação. "A vermelhidão significa que a pele foi danificada pelo UVB"." E é uma evidência de que as defesas do corpo estão em baixa, ou seja, a imunidade esta em frangalhos que é um prejuízo imediato. Porém existem outros problemas :

CÂNCER

 



Pessoas , por excesso de sol, estão com as defesas fragilizadas , caso dos transplantados, em geral tem cânceres de pele mais agressivos. Isso se dá pelo enfraquecimento do sistema imunológico, que poderia flagar e atacar a célula anômala.

Insolação

 


O corpo perde água e sais minerais , na tentativa de baixar a temperatura, provocando dor de cabeça, tontura, naúseas, febre e até desmaio.

Olhos

 


As principais doenças oculares se agravam pelo sol. A mais comum é a catarata que é acelerada pela radiação solar. A recomendação é usar óculos de sol com filtro e de qualidade.

Envelhecimento

 



A cada exposição solar, os fibroblastos, células produtoras de colágeno, o responsável por sustentar a pele, são destruídos pelos radicais livres que termina em flacidez, rugas, além do aspecto ressecado da cútis.

Proteja-se corretamente

Use filtro solar todos os dias, não só nas férias.
Evite exposição solar com o sol a pino, entre 10hs e 16 horas.
Prefira filtro solar com fator FPS 30. Aplique 30 minutos antes de se expor ao astro rei. Reaplique a cada duas horas e a cada mergulho, no mar ou piscina.
Por fim....Beba água. Isso evita o ressecamento da pele e a desidratação que causa insolação.

Fonte: Revista Saúde