É possível aplicar acupuntura na mão com massagem

11/10/2012 12:42


foto.JPG

REFLEXOPUNTURA – MASSAGEM NA MÃO

A palavra talvez seje desconhecida, estranha para alguns, porém, na pratica terapeutica não representa novidade. A acupuntura atua sobre os meridianos e os pontos,  a reflexologia sobre os pontos ou zonas reflexas.
 

Observamos que durante a sessão de uma ou de outra terapia, vezes por outra, referem-se ao mesmo local ou parte do corpo. Embora a conceituação moderna da reflexologia seja originária da divisão de canais de energia, ou seja, o mesmo principio que rege a acupuntura. Usualmente, na reflexologia não se destaca os meredianos nem se identifica os pontos. Entretanto é inteiramente possivel, estimularmos alguns pontos da acupuntura por meio de pressão com os dedos e polegares, tal como se faz na reflexologia, obtendo-se excelente resultados. Mesmo porque conforme já foi mencionado, os pontos reflexos considerados na reflexologia, em muitas circuntancias, coincide com os pontos identificados na acupuntura. Lembramos ainda, que diversos estudos cientificos, tem demonstrado a existência de amplos canais de comunicação entre a superficie corporal e as partes interna, inclusive com multiplas formas de se estabelecer esta correspondência. A seguir mostraremos uma sequencia de auto-tratamento nas mão, que você pode utulizar com facilidade. Ou seja, uma sessão de auto-reflexopuntura (pressão com os dedos e polegares nos pontos da acupuntura). Indicando os nomes, localização e os beneficios que os estimulos de alguns pontos pode proporcionar. Com tudo queremos lembrar, que embora seja muito proveitoso em alguns casos, o auto-tratamento não nos possibilita o mesmos grau de relaxamento e nem a troca de energia de quando estamos sendo tratado por outra pessoa. Logo você pode beneficar-se da sequencia que indicaremos, porem, deve procuar um profissional sempre que possivel. Observação: Os pontos que iremos apresentar na sequencia a baixo devem ser pressionados 25 (vinte e cinco) vezes cadencialmente.

1°) C7 – Shemen – Localizado no lado ulnar do punho, no lado radial do tendão do músculo flexor carpal ulnar, atrás do osso pisiforme. Seu estimulo é benéfico nos seguintes disturbios : angina, neurastenia, ansiedade, palpitação, dor de cabeça e tontura, dor na garganta, dor no punho.
2°) CS7 – Daling (Dairyo) Localizado no meio da prega do punho no lado palmar, entre os muscúlos palmar e longo e flexor carpo-radial. Seu estimulo é benéfico nos seguintes disturbios: insonia; ansiedade; depressão; opressão no peito, palpitação, halitose, hiperidrosepalmar; artrite no punho.
3° P9 – Taiyuan – Localizado no lado radial e medial, no fim da linha do punho, entre os tendões do musculo adutor longo do polegar e musculo extensor largo carpo radial. Estimulação indicada nos casos de: asma; tosse, turbeculose pulmonar; dor no peito e mamas; amigdalite; dor no braço.
4°) C8 – Shaofu – Localizado na palma, entre o quarto e o quinto metacarpos, atras das juntas metacarpofalangianas. Indicaçoes terapeuticas: qualquer problema do coração; palpitação; diurese; enurese; dor no lado ulnar do antebraço.
5°) CS8 – Laogong (Rokyu) - Localizado na palma, na região próxima da articulação metacarpo-falangeal, entre o terceiro e o quarto metacarpos. O estimulo deste ponto é benéfico para os seguintes disturbios: estromatite; anorexia; soluço; ansiedade; preguiça e cançaso; dermatite palmar; prurido. O estimulo dos pontos acima citados  já foram testados e tem efeito benéfico em todos os casos citados e de outros que não foram mencionados. Entre tanto nunca deixe de procurar um médico quando algo lhe pertubar.

 

Adilson Aparecido de Almeida, Naturólogo