Curiosidades da inveja

30/08/2012 22:10

Curiosidades sobre a "Inveja"
A Inveja pelo mundo
A concepção de inveja muda conforme diferentes culturas e religiões

Na Grécia

Cinco séculos antes de Cristo, a inveja era encarada como um comportamento político, uma condição inevitável a ser enfrentada por quem obtivesse sucesso. Em Atenas, havia votação para expulsar alguém da cidade por 10 anos.Esse exílio era o Ostracismo, que vitimava aqueles que conseguiam muito poder.

No Islamismo
A inveja, ou hassad, é abordada como uma doença espiritual corrosiva que destrói e anula todas as boas ações praticadas pelo invejoso. Após admirar um bem ou sucesso alheio, é comum usar a expressão: "É a vontade de Deus, para demonstrar que não se está sendo invejoso, mas, sim, homenageando o outro.

No Judaísmo
A inveja só é considerada pecado quando existe o desejo de tirar algo do outro. Quanto tem o caráter de admiração, é vista como estímulo para o desenvolvimento material e espiritual. Ficou consagrada a expressão "inveja santa" ou "inveja boa", incentivo para alcançar os objetivos de crescimento.


No Budismo
A inveja é encarada como a conjunção da cobiça e do ciúme, sentimentos que impedem o alcance do nirvana, o paraíso. A alma dos invejosos reencarna no reino Asura, pertencente a semideuses rebeldes e frequentado por pessoas que haviam tomado atitudes positivas, mas motivadas pela inveja.

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!