Cromoterapia nas saladas !

02/11/2012 11:35

 

Verde, amarelo, roxo,vermelho....Cada cor de alimento previne na doença infecciosa.



" É verdadeira aquela frase popular que diz' primeiro se come com os olhos'". O colorido do prato é capaz de estimular o apetite e essa pode ser uma tática eficaz para ofertar saladas às crianças e pessoas que não gostam e, não possuem o hábito de comê-las.

Vermelhos

São fontes de licopeno, um antioxidante que atua bloqueando a ação dos radicais livres, prevenindo assim, o envelhecimento precoce e o câncer de próstata. As principais fontes são: tomate, melancia, goiaba, e pimentão vermelho.

Laranjas e amarelos

Ricos em betacaroteno, um precursor da vitamina A. É um antioxidante que inibe os radicais livres, prevenindo o envelhecimento, evitando a cegueira noturna e melhorando a imunidade. Você pode encontrá-los nos seguintes alimentos: cenoura, abóbora, manga, mamão, damasco e abacaxi.

Brancos

A flavina é a substancia que dá a coloração branca aos alimentos. A riboflavina é sua fonte biológica, comumente conhecida como vitamina B2, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Alho, cebola, nabo, batata e palmito possuem esse nutriente.

Verdes

A cor , verde, é resultado da clorofila, que estimula a formação de glóbulos vermelhos, influencia o metabolismo e a respiração e inibe substancias carcinogênicas, ou seja, capazes de desencadear o câncer. Seus representantes são: brócolis, couve, espinafre e agrião.

Roxos

Cheios de antocianinas, um potente antioxidante que combate radicais livres, diminuindo, assim , o risco de câncer. Além disso, reduzem a inflamação, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Exemplos são: jabuticaba, ameixa, beterraba, repolho roxo, cebola roxa e alcachofra.

Marrons

Repletos de vitamina E e selênio, são os alimentos do reino vegetal que apresentam maior quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular, prevenir doenças coronárias e diversos tipos de câncer. As fontes são: pistache, castanha de caju, nozes e pinoles.


Fonte: vivasaúde