Couve: Equilíbrio físico e mental

26/03/2014 12:30


Com baixo teor calórico e sabor único, a couve é uma aliada tanto no combate e prevenção da depressão quanto de outras doenças. Por ser rica em fibras, vitaminas ( E,K e C) e minerais ( cálcio, magnésio, fósforo, selênio etc.), além de ser fonte de luteína, betacaroteno, kampferol, quercetina, e ácido éster hidrocinâmico, é um poderoso alimento antioxidante que atua sobre as células cancerosas e ativa a apoptose, ou seja, retarda o envelhecimento celular. Esses nutrientes também são responsáveis por alimentar as células e ajudam na homeostase, mecanismo que deixa o organismo em equilíbrio. 

O magnésio, em especial, auxilia no tratamento muscular e melhora a tensão e o humor. É que esse nutriente ajuda na formação de seretonina, que é o neurotransmissor ligado ao bem-estar e à autoconfiança. Por isso, pessoas com falta de magnésio tendem a sofrer de irritabilidade ou ansiedade, nervosismo e até insônia - sintomas muito comuns em quem convive com a depressão. 

Para aproveitar todos os benefícios da couve, escolha bem na hora de comprar: a cor deve ter um esverdeado intenso, sem aquele amarelo-castanho nas bordas, que caracteriza a oxidação. Se preferir, as versões congeladas também são saudáveis , pois as embalagens a vácuo garantem oxidação mínima.

Especialistas, sugerem o cozimento a vapor ou sob pressão para o preparo desse alimento , para garantir melhor aproveitamento dos benefícios. Quando for usar água, lembre-se: quanto maior for o tempo utilizado nesse processo, menor será a concentração de nutrientes. Use a mesma água para preparar outros alimentos, como arroz, aproveitando ainda mais seus benefícios. 

A couve combina com feijão, que é outro ótimo alimento contra depressão, pois, além de ser rico em ferro, também é fonte de triptofano, vitaminas do complexo B e ácido fólico, nutrientes que auxiliam no combate à doença.

Pode ser consumida diariamente, cerca de 100g, entre as cinco porções recomendadas de alimentos crus.



Fonte: VivaSaúde