Confira algum efeitos corriqueiros na acupuntura

05/12/2013 11:38

 

Entre os efeitos decorrentes da acupuntura, alguns mais inofensivos, como leve dor, gotinhas de sangue ou manchas roxas no local de aplicação das agulhas, são esperados e não devem assustar quem os apresenta. Isso porque elas passam por locais muito irrigados. "Em média, uma em cada dez agulhas acerta um vaso", diz o médico acupunturista Wu Tu Hsing, coordenador do curso de especialização em acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP.

Para evitar uma pequena hemorragia, quem toma anticoagulantes ou tem problema de coagulação não deve se submeter às agulhas, diz o morfologista Serafim Cricenti, da Universidade Cidade de São Paulo.

A designer Patrícia de Ross, 33, conta que ficava com pequenas manchas roxas nos pulsos e no antebraço em algumas das sessões de acupuntura que fazia para tratar dores de cabeça. "Falei com a médica, mas ela disse para eu não me preocupar porque era algo normal. As manchas não me incomodavam e sumiam em quatro dias", relata, acrescentando ter sentido melhora na dor de cabeça.

Uma leve coceira no local onde vão as agulhas também pode ocorrer, já que há a liberação de uma substância chamada histamina, que provoca esse sintoma.

Da mesma forma, sentir um pequeno choque quando a agulha penetra na pele é considerado normal. Conhecida pelos chineses como sensação de Qi, para muitos acupunturistas isso indica que o ponto certo foi atingido. Mesmo aqueles que não o consideram um indicador dizem que ele não faz mal ao organismo.

Outra sensação conhecida por muita gente que faz acupuntura é uma certa sonolência que começa durante a sessão e pode se prolongar por algumas horas. De acordo com Jerusa Alecrim, isso também pode ser considerado um efeito adverso. "Como o nível de estresse e de tensão das pessoas é alto, na maior parte das vezes o relaxamento é visto como algo desejável. Mas, se você vem tratar uma dor no pé e não uma insônia, esse não era o objetivo, por isso podemos considerar um efeito adverso que é inerente à prática", diz.

Segundo ela, os profissionais têm a obrigação de avisar o paciente de que isso pode ocorrer para que ele redobre sua atenção ao atravessar a rua ou dirigir depois de sair da clínica e, assim, evitar acidentes.

"Fiquei super-relaxado e calmo. Dei até uma cochilada", conta o investigador de polícia Klaus Paninka, 33, logo depois de sair da primeira sessão de acupuntura que fez com o objetivo de aliviar os sintomas de uma rinite. Ele também teve um pequeno sangramento num dos pontos da mão esquerda. "Ficou um pouco vermelho, mas não dói nada. Optei pela acupuntura porque uso os remédios uma vez e depois eles perdem o efeito."

Segundo Hong Jin Pai, sintomas como esses são mais marcantes nas primeiras sessões. "Eles variam de acordo com a tolerância de cada paciente. Ao longo do tempo, ficam mais estáveis. Sentir uma certa flutuação é uma reação normal, não um efeito adverso", diz.

Segundo o inglês Adrian White, pesquisador da Peninsula Medical School e editor da revista "Acupuncture in Medicine", cerca de 20% dos pacientes se sentem ao menos "sonolentos" após submeter-se à acupuntura.