As intimidades do senhor tomate

18/10/2013 14:03

 

Ele é todo corado, tem pele macia e esbanja conteúdo: no caso, nutrientes que ajudam a afastar o câncer do colesterol alto.


Essa vocação se deve ao fato de o nosso personagem ser rico, muito rico, em licopeno, uma substância defensora do corpo humano. " Ele fica dentro de cada uma das células do tomate e é liberado quando o calor rompe essas estruturas. Por ser lipossolúvel, o licopeno se dissolve em gordura, o que facilita seu transporte do intestino para a corrente sanguínea".
O licopeno , na verdade, é o pigmento que dá cor ao tomate. Quanto mais vermelho ele for, maior a concentração em seu interior. E o rei dos molhos tem motivo para se gabar: embora melancia, mamão e cenoura também tenham o ingrediente em sua polpa, estima-se que 85% do licopeno consumido pela humanidade venha do tomate.
O maior trunfo do nutriente, de acordo com últimos estudos, é seu papel na prevenção do câncer, especialmente de próstata. Embora haja bons indícios de que o licopeno ajude a afugentar outros tumores , inclusive nas mulheres, a intima associação com a blindagem da próstata já começa a ser explicada. É que a sua distribuição, nos tecidos do corpo, não é uniforme , e seu destino preferido é aquela região que a ala masculina defende com mãos, unhas e dentes.
Ele também quer espaço no coração da família. Pesquisas afirmam que a ingestão diária da substância está associada a uma redução de 26% no risco de doenças cardíacas.
O vermelhão não quer ficar famoso por aí apenas como um provedor de molhos. Seus sucos estão em alta no universo da nutrição. È que, se por um lado o cozimento aumenta a oferta de licopeno, por outro leva à perda se vitaminas. Para preservá-las, o fruto aceita uma visita direta ao liqüidificador. Mais estudos, consideraram que o suco é melhor fonte para reparar os músculos após os exercícios. Eles compararam o efeito da bebida com os isotônicos tradicionais num grupo de 15 atletas por seis meses. A recuperação muscular foi mais rápida em quem bebeu....tomate.


Da indústria para a cozinha

Molho pronto
Em 3 colheres de sopa, há 15 mg de licopeno.

Extrato de tomate
É o que mais tem licopeno:  3 colheres de sopa 18 mg. Dos três é o mais saudável , pela baixa concentração de sódio.

Ketchup

3 colheres de sopa 10 mg. Mas, é o menos saudável , porque tem maior concentração de sódio.


Fonte: Revista Saúde


spiratininga