Alimentos comuns consumidos regularmente melhoram a vida sexual

13/06/2014 08:09


Veja receitas 'afrodisíacas' que prometem ajudar no desempenho na cama.

Para fazer efeito, ingredientes precisam ser consumidos regularmente.


Uma boa noite de sexo pode começar com um bom jantar. Ok, "grande novidade", você pode dizer. Mas não estamos falando apenas de um jantar romântico à luz de velas, mas sim dos próprios ingredientes do prato. Consumir regularmente alguns alimentos especiais pode aumentar a vontade, melhorar o desempenho e intensificar o prazer na cama, garantem os nutricionistas. 


Na verdade, não existem alimentos comprovadamente "afrodisíacos" -- ou seja, alimentos que tenham efeito direto e imediato na potência e no prazer. Mas existem alguns ingredientes que têm efeitos que ajudam as relações sexuais.

"Existem alimentos que aumentam a circulação sanguínea e por consequência alteram o ritmo cardíaco. Outros atuam na produção da serotonina e de neurotransmissores, que estão diretamente relacionados à sensação de bem estar. E existem também os que auxiliam na fisiologia, melhorando a produção dos hormônios sexuais", explica a nutricionista Elizabete de Paola, da consultoria Vital Nutri, de São Paulo.


A colega de Elizabete, Patrícia Soares, dá alguns exemplos. "Melancia, morango e todas as frutas vermelhas são ricas em minerais e vitaminas e estão envolvidas na questão do fluxo sanguíneo e da saúde cardiovascular. Além delas, temos as sementes e os grãos, que são ricos em gorduras e estão também ligados a essa questão cardiovascular", conta Patrícia.

"Micronutrientes como selênio e zinco ajudam nas secreções e lubrificações, e na formação dos hormônios sexuais. Gengibre e pimenta melhoram a temperatura corporal. E o pó de guaraná é um estimulante", explica a nutricionista. 


Outros alimentos, no entanto, estimulam a sensualidade de outra maneira: por sua cor e por seu formato. "Alguns que são semelhantes aos órgãos sexuais, como a banana, o morango, o figo, o pêssego e as ostras, induzem ao erotismo", explica Elizabete. 


Mas embora um jantar romântico com esses alimentos possa ser excelente para preparar o "clima", esses ingredientes só fazem efeito se fizerem parte da alimentação regular. "Eles devem ser consumidos ao longo da vida. Não é assim 'hoje eu vou encontrar o namorado ou a namorada, então vou fazer um jantar afrodisíaco'", orienta Patrícia. "Isso tem que fazer parte de um esquema alimentar saudável, que faz parte do dia-a-dia. Por que o sexo faz parte do dia-a-dia", diz ela. 


Para completar, o pacote, é bom não deixar de lado a atividade física. "Para uma vida sexual ativa é preciso realizar exercícios físicos diários, que liberam a produção de hormônios relacionados ao bem estar. A atividade física deve ser conciliada a uma alimentação equilibrada", recomenda Elizabete.


Revista: Saúde