Acupuntura é sucesso na acne

26/10/2012 13:13

Acne é uma doença da pele muito comum que pode acometer várias pessoas em grau e período variáveis, com predominância na adolescência (80%), mas pode se apresentar em adultos.  Às vezes, o problema pode desaparecer. Mas o tratamento é necessário para uma melhora mais rápida da aparência e prevenção do surgimento das cicatrizes.

Vários fatores contribuem para o aparecimento da acne. São questões hereditárias, hormonais, presença de bactérias e fatores ambientais.

Todos estes problemas podem atuar ao mesmo tempo, em maior ou menor escala, e fazem com que a Acne apresente diversos graus de severidade, o que leva a distúrbios psicológicos secundários - complexo de inferioridade, timidez, depressão, entre outros.

Com freqüência, a doença piora quando o estresse emocional é intenso e a ansiedade e a angústia podem agravar o quadro, e contribuir para resistência ao tratamento. nesse contexto, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) deve ser considerada já que trata a pessoa como um todo (corpo e mente), e não somente as lesões. Episódios depressivos podem mostrar a severidade do comprometimento dos pacientes.

Na puberdade, a acne aparece num momento delicado, no qual transformações psicológicas e físicas importantes estão acontecem na vida do jovem.

A acne, nas formas mais graves, é uma doença deformante e suas vítimas são freqüentemente discriminadas e até isoladas socialmente, o que pode gerar perda da confiança e da auto-estima e timidez extrema.

Por isto, é sempre importante que sejam determinados os sentimentos dos pacientes. Uma análise é feita sobre aspectos relacionados com interações sociais, comportamento sexual, desempenho na escola ou trabalho, dietas, uso de drogas, entre outros. É também comum esclarecer que a acne não é uma doença contagiosa.

Quando a confiança e o respeito estiverem estabelecidos, os pacientes ansiosos ficam mais aptos a seguir um esquema terapêutico, de recomendações para tratamento e a acreditar no benefício que poderá obter.

MEDICINA CHINESA

Os fatores emocionais que contribuem para o agravamento da acne são freqüentemente abordados e determinados por médicos especialistas, evitando-se conotações errôneas sobre severidade do quadro clínico ou pessimismo. Em pessoas que se encontram emocionalmente abaladas, pode-se prescrever medicamentos que reduzam a ansiedade ou depressão em conjunto com seções de Acupuntura, tratamento fitoterápico, dietoterapia e exercícios corporais.

Uma das constatações importantes é que a acne desaparece espontaneamente após a adolescência na maioria das pessoas. Este fato ainda não está devidamente esclarecido.

As formas de tratamento dependem do agente causal, da gravidade e dos diversos fatores que determinam o agravamento da acne.

De forma geral, dentro do arsenal terapêutico, o médico especialista dispõe de 4 grandes grupos de atuação, e somente ele determinará as melhores opções para a terapia.

O tratamento tópico se baseia na aplicação local (na pele) de medicação específica. As terapias sistêmicas utilizam medicamentos usados via oral, cuja finalidade é a atuação no corpo todo. Já o tratamento cirúrgico é indicado para remoção e correções de cicatrizes e, ainda a abrasão química ‘peeling’, além do mecânico (laser e dermabrasão).

Os aspectos psicológicos podem ser tratados pela MTC – Acupuntura, como coadjuvante, utilizada quando o fator estresse e depressão são importantes e interferem no comportamento do indivíduo e nos resultados finais do tratamento. Nesse caso, um médico psiquiatra estaria indicado para trabalhar em conjunto com o dermatologista (o especialista responsável que pode ser acupunturista), e um médico especialista em Acupuntura.

Fonte: X Congresso Médico Brasileiro de Acupuntura da AMBA, II World Congress os Integrated Medical Acupuncture ICMART/AMBA, Colégio Médico de Acupuntura (CMA), III Simpósio Internacional Brasil França e Universidade de Göttingen, Alemanha

Nota: A Acupuntura médica integrada atua como coadjuvante no tratamento da Acne, potencializando a cura por meio da elevação do poder imunológico do indivíduo o que aumenta sua resistência às infecções. Igualmente, proporciona o alívio do estresse, melhora da depressão (combinada com medicamentos específicos), e da dor. Para complementar o tratamento, a Medicina Tradicional Chinesa tem ainda recursos como a fitoterapia e dietoterapia que dão bom suporte ao esquema terapêutico.

Fonte: amba/SPiratinnga