Adote atitudes antiansiedade

10/09/2012 16:05

 


Evite fazer tempestade em copo d'água

Quando você transforma um acontecimento banal em algo importante na mente, essa atitude pode fazê-lo se sentir muito ansioso.

Evite pensar em "preto e branco"

Esse comportamento ocorre quando você enxerga alguma coisa como como "boa" ou "ruim", sem atentar para o fato de que algumas situações ficam  em uma região entre uma coisa e outra. Por exemplo, ir mal em um exame da primeira vez que o presta não é necessariamente ruim. Se encarar o fato como uma experiência de aprendizado que o auxiliará a prosseguir e passar no exame em data posterior, a situação pode ser considerada como um acontecimento bom ou positivo.

Seja realista quanto à probabilidade de acontecimentos ruins

Se sofrer de ansiedade, é provável que passe um bocado de tempo se preocupando com coisas que podem acontecer com você ou com as pessoas de quem gosta. Quanto mais tempo passar pensando na ocorrência de coisas ruins, provavelmente acredite que vão de fato acontecer, o que o tornará ainda mais ansioso. Embora coisas ruins aconteçam mesmo, de modo relativo, em geral são raras. É provável que esteja sobrestimando a probabilidade de um acontecimento negativo afetá-lo, ou alguém de quem goste.

Encare os medos

Encarar os medos até que a ansiedade diminua é a melhor forma de supera-los. A melhor forma de executa-lo é através da exposição controlada, que envolve fazer as coisas passo a passo, estabelecendo gradualmente a extensão do tempo e o grau de exposição ao medo. Para se beneficiar não se coloque numa posição que se sinta dominado pelo medo ou apavorado.

Supere as obsessões

Aprenda a aceitar a dúvida e a incerteza como parte da vida
Desenvolva atitudes que aprenda a viver com dúvidas sem se sentir ansiosa

Reconheça que seus pensamentos obsessivos são normais e são apenas pensamentos
Essa atitude envolve a aceitação

Dicas
Mude de atitude
Simplifique a vida
Viva o momento
Concentre em "ser" não em "ter"
Ria mais
Durma bem
Cultive o hábito de praticar exercícios
Respire fundo
Faço algo puramente por prazer


Fonte: Wendy Green