Acupuntura sem agulhas

20/06/2014 09:09


Esta semana entramos no outono e o inverno estará logo ai, e, com a mudança do tempo vem as doenças típicas da estação, como as gripes, resfriados e pneumonia, que, de acordo com a medicina Tradicional Chinesa, são causadas pelo frio que penetra em nosso corpo quando nossa energia de defesa (imunidade) esta deficiente. Nestes casos a moxaterapia pode ajudar tanto no tratamento como na prevenção, desde que seja feita uma avaliação constatando a necessidade da mesma.


A moxaterapia é uma técnica que consiste no aquecimento dos pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais, sendo que a mais utilizada é a artemísia seca (Artemísia vulgaris), mas outras também podem ser utilizadas de acordo com as indicações terapêuticas indicadas.


A aplicação da moxabustão tem a finalidade de aquecer a energia e o sangue dos canais de energia promovendo o aumento da velocidade na circulação energética potencializando a nutrição e a atividade dos órgãos e vísceras.


A moxabustão é muito utilizada para restabelecer o equilíbrio energético nos quadros de deficiência, que facilitam a penetração do frio e da umidade, que causam doenças. O calor desprendido pela queima da Artemísia vulgaris tem a característica de alcançar a temperatura ideal para se promover as funções energéticas tonificando o organismo como um todo.


As formas de aplicação da moxabustão são através de bastões, que são aproximados da pele nos locais dos pontos ou de forma direta, sobre rodelas de gengibre.


O alcance maior da terapia é prevenir o organismo da penetração de energias do frio e umidade, e, para potencializar o efeito final, pode-se associar uma alimentação energética tonificadora e acupuntura tradicional.




Por Rafaela Moura Santos