Acupuntura para crianças

08/04/2014 09:15



Quando falamos em acupuntura lembramos sempre das agulhas! E quando pensamos em crianças, sabemos que elas não se dão muito bem com as agulhinas... Mas, é sim possivel fazer acupuntura nos pequenos. Como eu já disse em outras matérias, as agulhas não são o único meio de estimular os pontos de acupuntura, podemos faze-la com laser, sementes, esferas, stiper, pressão com os dedos, massagens, enfim, nunca usaríamos as mesmas agulhas que usamos em adultos nas crianças, as agulhas são menores e colocadas apenas nas crianças maiores de 6 anos e que consigam permanecer por cerca de 10 minutos bem quietas, que é o tempo de estimulação das agulhas.


A acupuntura pediátrica pode ser usada para tratar vários distúrbios, mas os mais comuns são as cólicas, os distúrbios do sono, a agitação (hiperatividade), as dores musculares, diarreia ou constipação (prisão de ventre), a falta de apetite, a enurese noturna (urinar na cama após 5 anos), alergias respiratórias, os resfriados, rinites, quadros de asma, entre outros. A acupuntura é indicada também para estimular áreas do cérebro relacionadas ao aprendizado escolar como memória e raciocínio lógico.


Os pontos estimulados liberam neurotransmissores que reforçam a secreção de substancias que tem efeitos analgésico, antiinflamatórios e de imunização.


Os resultados nas crianças aparecem mais rápido, principalmente se os pais não mostrarem apreensão aos filhos quando o tratamento estiver sendo realizado. Assim os pequenos se sentem mais confiantes ao tratamento.


Os pais sempre querem o melhor para seus filhos, não é mesmo? Então, quanto menos medicamentos melhor! Se seu filho, sobrinho ou netinho apresenta algum dos disturbios tratados pela acupuntura, nao deixe de cuidar!!!



Por Rafaela Moura Santos