Acupuntura no pós-operatório de cirurgia plástica

11/07/2014 09:40


O Brasil é o segundo pais no mundo em numero de cirurgias plásticas por ano!!! As cirurgias estão cada vez mais acessíveis e fáceis de se realizar, porém, deve-se ter cuidados em relação ao pós-operatório, afinal o repouso é essencial para a recuperação do organismo. Algumas pessoas fazem cirurgias e logo em seguida arrependem-se por causa da dor, desconforto, inchaço, hematomas, enfim, são várias as reclamações. Mas agora trago a voces uma novidade!!! A Acupuntura no pós-operatório de cirurgia plástica. Mas, por que fazer?


Por mais simples que pareça ser uma cirurgia, ela traumatiza o corpo. O processo de cura total é longo, doloroso e traz algumas queixas como fibroses, dores, transtornos do sono e digestão e disposição energética debilitada.  Além disso, as que são realizadas no rosto deixam a pessoa afastada socialmente por cerca de um mês. Como já foi citado em alguns posts, a acupuntura visa restabelecer a força natural do organismo, portanto, pode ajudar o corpo em sua recuperação sem a necessidade de medicamentos, afinal, depois antibióticos, antiinflamatórios e anestesia, quanto menos remédios melhor!



Os benefícios que a acupuntura traz ao paciente incluem a redução de hematomas e edemas (inchaço), diminui as dores, acelera o processo de cicatrização e melhora sua qualidade (deixando a cicatriz mais fina e menos visível), evita a formação de fibroses, promovem a drenagem linfática do organismo, proporciona o reequilibro emocional e age em distúrbios causados pela cirurgia como gastralgia, constipação, cefaleias, distúrbios do sono e ansiedade.


Quando pode ser realizada? Ate mesmo um dia após a alta hospitalar, pois nem sempre os pontos utilizados são localizados no local da cirurgia, assim, podemos reduzir o inchaço e os hematomas sem ter que retirar as roupas utilizadas no pós cirúrgico, como cintas e modeladores.


A acupuntura pode ser realizada apos qualquer cirurgia, seja ela no rosto como rinoplastias, blefaroplastias, ritidoplastias e lifting ou no corpo como lipoaspiração, lipoescultura, abdominoplastia, etc.


Enfim, o repouso e os cuidados devem ser totais após cirurgias, mesmo nos casos em que não ha dor, pois a qualidade da cicatriz e a recuperação do organismo dependem deste tempo, e todo este processo pode melhorado e acelerado com a acupuntura. Experimente!




Por Rafaela Moura Santos