A gente não quer só comer. A gente quer ser feliz!

09/11/2012 17:01

 

Se determinado prato pode ajudá-lo em certa situação, por que não tentar?

 


Pois é, aquilo que ingerimos é mais que isso mesmo. Eles interferem no nosso metabolismo central, alterando sua função e, consequentemente, deixando você mais calmo, mais agitado, feliz ou disposto.

Veja o que comer quando.....

Esta muito estressado e precisa relaxar

 


Comecem por pães, frutas e vegetais com amido, como batata e milho. Esses alimentos aumentam a produção de seretonina, que ajuda a acalmar. Depois, aquele chocolatinho, amargo, que reduz a produção dos hormônios do estresse.

Ter uma reunião importante a tarde

 

Opte por alimentos ricos em proteínas de fácil digestão como um iogurte. Bebidas que dão energia também podem ajudar como chá, café, e guaraná. Aliás, tudo o que você não quer é ficar relaxado e com sono.

É preciso tomar uma decisão

Utilize alimentos que estimulem a função cerebral. Castanhas, carnes, gergelim ricas em zinco e selênio. Mas, use os que facilitem a digestão.

 

Vai fazer uma apresentação em público



O açúcar simples, a sacarose, leva à liberação de endorfina, o que combate a timidez, aumentando, também, a sensação de bem estar e segurança. Isso explica a preferência por doces nos períodos de estresse.
Tome uma xícara de chá da casca de maçã com canela para lubrificar as cordas vocais e melhora a dicção.

Tem uma prova importante



Então, coma um prato de macarrão antes, ou, um pãozinho com manteiga, se for pela manhã. A ingestão de carboidratos abre o caminho para triptofano no cérebro transformando em seretonina que acalma.
Se a prova for longa, use frutas secas, durante a prova, elas são mais fáceis de consumir e fornecem energia.

Mau humor?



Consuma mais ômega-3 no prato, ou seja, atum, salmão, sardinha e etc. Os mesmos são responsáveis pela sensação de bem-estar e, consequentemente, amigas do humor. Sem esquecer que melhora o ânimo.
O gérmen de trigo é indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando a irritabilidade.

Está triste sem saber por que



Realmente há motivos para ficar triste. Mas, se está e não encontra explicação, pode ser carência de vitamina D. Essa vitamina é sintetizada quando tomamos sol, mas está presente em peixes como sardinha e atum.

Sente se fraco e sem energia



Açaí e banana fornecem três açucares naturais - glicose, frutose e amido- todos fornecedores de energia.
A banana, especialmente, tem grande quantidade de ferro, que estimula à produção de hemoglobina, auxiliando nos casos de anemia.