SOLUÇÕES INTELIGENTES !



Artigos

Sangue: única substância que não pode ser fabricada

29/05/2013 12:32

 

 

Em 1901, o cientista austríaco Karl Landsteiner descobriu que os glóbulos vermelhos tinham substâncias diferentes. Karl Landsteiner classificou o sangue em quatro tipos – A, B, AB e O. Misturar tipos diferentes de sangue pode ser fatal, por isso é muito importante conhecer seu tipo sanguíneo. Além dos tipos de sangue A, B, AB ou O, classificados segundo a presença ou ausência de antígenos (Ag) na superfície das hemácias ou de anticorpos (Ac) no plasma, há também outro marcador a do fator RH, presente em mais ou menos 75% das pessoas. Esse fator, quando presente, determina que o sangue seja do tipo positivo, e quando está ausente, que se trata de sangue do tipo negativo.

O sangue é um líquido composto por trilhões de células, divididas em hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Todas ficam suspensas no plasma. A função dessas células, constantemente produzidas pela medula óssea é nutrir tecidos e órgãos com vitaminas, anticorpos e hormônios, essenciais ao funcionamento do corpo. Uma pessoa adulta possui em média, cerca de cinco litros de sangue, o que representa cerca de um vigésimo de seu peso e sua parte líquida é denominado plasma.  O rio mais importante de sua vida corre por entre veias e artérias. Nessa trajetória toda o rio transporta oxigênio e nutrientes obtidos a partir dos alimentos e carrega informações importantes sobre a saúde. Por isso quando se está doente o médico pede exame de sangue (hemograma = medição do sangue). Uma quantidade menor que normal de glóbulos vermelhos, por exemplo, pode indicar que você está com anemia. Excesso de glóbulos brancos pode ser sinal de infecção. Procure manter esse rio limpo e oxigenado, a vida agradece.

É muito importante saber e carregar em documento o seu tipo sangüíneo.

O tipo AB recebe sangue de todos os tipos, mais não poder doar para ninguém. É o receptor universal

O tipo O não recebe de ninguém, mais pode doar para todos. É o doador universal.

O tipo A pode receber sangue do tipo A e O

O tipo B pode receber sangue do tipo B e O.

Estamos vivendo tempos em que muitas coisas podem ser produzidas em laboratórios, não importa a área de pesquisa, infelizmente ainda não se descobriu uma maneira de fabricar uma das substâncias mais importante para o ser humano: o sangue.  Doadores são as únicas fontes de sangue para os pacientes que dele necessitam.

Orlando Vettorazzo

Itens: 86 - 86 de 94
<< 84 | 85 | 86 | 87 | 88 >>

 

 Amigos

Harmonia e Saúde -