curiosidades curiosas

Plantas curam de verdade!

31/08/2012 00:20

 

Tire suas dúvidas e aproveite as maravilhas das plantas!


A ciência comprova os benefícios de algumas ervas no combate a problema simples, como resfriados, dores de garganta e ansiedade.
" As plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em população ou comunidade". A definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirma o que muita gente já sabia: as plantas curam de verdade. E, para que ninguém mais duvide disso, a própria Anvisa regulamentou o uso dessas plantas, listando os benefícios de mais de 60 espécies.
Apesar de ser uma tradição, ainda surgem muitas dúvidas sobre os efeitos reais de algumas ervas. “Outra questão é o que pode ser tratado com uma solução caseira, seja ela qual for, sem incorrer em risco significativo. O paciente deve procurar tratamento caseiro apenas para os problemas de saúde em que se há certeza de serem simples e passageiros”.

Ou seja, em alguns casos, transformar a cozinha em uma farmácia natural só vai trazer benefícios. Em casos de resfriado, por exemplo, tomar um chá quentinho já é reconfortante. Se a planta usada na bebida for capaz de amenizar os sintomas, então, melhor ainda.

COMPRA CERTA

É recomendável adquirir as plantas naturais, sem qualquer mistura, e em locais especializados. Cheque as informações do fornecedor, e busque o vendedor para tirar suas dúvidas. “O aspecto, da planta, deve ser bom e precisa estar seca”. Vá conhecendo, aos poucos, o aroma da erva, pois este, também deve estar de acordo.

MODO DE PREPARO

As panelas de metal , assim como, as de alumínio devem ser evitadas. Preferência para utensílios de vidro, esmaltados, ou com teflon. A forma tradicional de preparo do chá é a infusão e consiste em despejar a água fervente no recipiente com a erva, tampar e aguardar de 5 a 10 minutos antes de coar. Prepare a quantidade exata que será consumida no dia.

POSOLOGIA

No máximo três vezes por dia durante sete dias consecutivos.

 

<< 53 | 54 | 55 | 56 | 57 >>