Vaí um mate, aí?

30/08/2012 22:41

 

Vai um mate aí?

Chá mate esta ganhando a preferência dos brasileiros. Descubra porquê.

 

De acordo com um estudo na UFSC, acredita-se que o consumo diário de chá mate pode até levar a uma redução do uso de remédio para controle de colesterol. Na UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, observou durante aproximadamente cinco meses camundongos que recebiam doses diárias de chá mate. As cobaias foram dispostas em três grupos: um consumia somente chá mate versão natural; o segundo, cuja erva ingerida era diet e o último que recebia apenas água. O segundo apresentou os melhores resultados, com grande efeito antienvelhecimento.

“O chá mate, na verdade, representa toda uma gama de alimentos ricos em antioxidantes, como determinadas frutas e verduras, demonstrando que, ao acrescentá-los na alimentação, diariamente, tem-se o aumento da longevidade e, o mais importante, a melhoria na qualidade de vida”. O mesmo consegue, também, acelerar o metabolismo devido ao seu alto teor de cafeína, funcionando como aliado no emagrecimento. Os antioxidantes da bebida também ajudam na eliminação de toxinas, combatendo a retenção de líquidos no corpo. A ação emagrecedora foi verificada pelos pesquisadores de Univali, apenas uma parcela recebeu, durante 21 dias doses de mate, com isso, foi possível perceber uma maior parte de perda de peso.

A grande novidade é que o chá mate diminui não só a produção de colesterol no organismo, como a absorção de gordura que está nos alimentos, sendo mais poderoso que o chá verde. Há indícios de que essa ação ocorra por causa de suas saponinas, fitoquímicos que capturam gorduras e toxinas do fígado e do sangue e as eliminam na urina e fezes, beneficiando, inclusive, o processo digestivo e o funcionamento do intestino. Ainda tem mais!. O mesmo estudo comprovou que as pessoas diabéticas que tomaram o chá durante dois meses tiveram uma redução de 10% na produção de glicose.

Segundo UFRJ, os efeitos rejuvenescedores do chá mate são preservados mesmo nas versões industrializadas. Ou seja, se preferir a praticidade, invista na versão em saquinhos.

Sem Abusos

Apesar das boas novas é recomendável que não ultrapasse doses recomendadas, principalmente, no chimarrão, pois pode contribuir para câncer de esôfago. Outra coisa, longe dele se possuir insônia, ele é estimulante.

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!