Passas para domar a pressão

30/08/2012 23:32

 

Passas para domar a pressão

 

Elas protegeriam quem está com um pé na hipertensão arterial

 

Essa é a conclusão de uma pesquisa do Louisville Metabolic and Atherosclerosis Research Center, nos Estados Unidos, feita com 46 homens e mulheres com pré- hipertensão. Eles comeram a fruta desidratada ou outros aperitivos três vezes ao dia.

Em 12 semanas, só a turma das passas teve uma redução dos níveis das pressões sistólicas e diastólica. O potássio, mineral que relaxa os vasos sanguíneos, parece ser o responsável. “O trabalho é interessante, mas o número de participantes é pequeno, assim como o tempo de acompanhamento”. “Então, fica difícil estabelecer uma ação em longo prazo com segurança”, avalia a nutricionista Camila Gracia, do Hospital do Coração, o HCor, em São Paulo.

A uva em duas versões

A fruta fresca concentra mais água do que a desidratada e, por isso, os nutrientes estão mais diluídos e a quantidade de calorias é menor. Para ter ideia, enquanto 100 gramas de uva fresca somam 49 calorias, a mesma quantidade de passas agrega 270. “Consuma no máximo 2 colheres de sopa por dia”, aconselha Camila.

Instruções para medir a pressão:

 

  • Coloque o paciente sentado e o braço dele na altura do peito. Peça para que levante a manga da roupa, evitando assim que ela atrapalhe o procedimento.
  • Vamos agora posicionar o Esfigmomanômetro no braço do paciente. Preste atenção, você deve colocá-lo acima da “dobra” do braço com o antebraço. Note que há uma seta  no Esfigmo, ela deve ficar ligeiramente para dentro, no sentido do dedo anelar.
  • Ajuste o esfigmo para o braço do paciente e feche. Feche também a válvula da bomba de ar.
  • Posicione agora o Estetoscópio. Ele deve ficar na dobra do braço, lembra-se da seta no esfigmo? Ela deve apontar para o Estetoscópio. Coloque o estetoscópio no ouvido.
  • Comece a inflar o Esfigmomanômetro, deixe chegar até a marca de 200 ( se o paciente for hipertenso pode inflar mais um pouco). Se você parou de escutar os batimentos no braço está tudo certo, se não, infle mais um pouco até parar.

Depois disso comece a abrir a válvula lentamente  deixando o ar sair.  Quando você escutar o primeiro batimento essa é a pressão sistólica, a memorize. Continue a abrir a válvula até parar de ouvir qualquer som, quando isso acontecer essa será a pressão diastólica, a memorize também.

  • A P.A. normal é 120X80, sendo 120 refere-se à pressão arterial sistólica e 80 refere-se à pressão arterial diastólica, ambas medidas em milímetros de mercúrio (mmHg).
  • A P.A. pode variar um pouco, tanto para mais quanto para menos, variações pequenas não são motivos de preocupação. Mas se a P.A. estiver muito alta ou muito baixa procure uma unidade de saúde.



 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!