Hemorróidas

30/08/2012 23:46


7 dúvidas sobre a doença que é um tabu

Elas geram um grande desconforto, porém, é muito difícil ouvir alguém confessar que as tem. As hemorroidas, ou doença hemorroidária, são veias da região do ânus que ficam dilatadas, como varizes. O problema não é grave, mas deve receber cuidados especiais. Por isso, a necessidade de quebrar preconceitos e procurar ajuda médica.

·         Quais as principais causas da hemorroida?

Aparecem por uma predisposição física, ou seja, a pessoa apresenta tendência a ter os vasos sanguíneos dilatados, como as varizes das pernas. Fatores como alimentação inadequada, esforço excessivo na evacuação e intestino preso podem contribuir com a predisposição, mas nada disso vai causar o aparecimento de hemorroidas, esclarece o cirurgião do aparelho digestivo Alexandre Sakano. Ainda segundo o especialista, tanto a gestação como o parto normal pode desencadear o problema por causa do esforço necessário durante o parto, e a pressão dos vasos sanguíneos na gestação.

·         Medicamentos orais e pomadas ajudam na cura ou só aliviam os sintomas?

Esses medicamentos atuam apenas na dor. A cura só é possível por meio da retirada dos vasos doentes com cirurgia ou outros procedimentos médicos.

·         Uma vez feita a cirurgia, o paciente pode voltar a ter o problema?

O problema pode voltar sim, mesmo após a cirurgia, pois novos vasos sanguíneos podem voltar a dilatar formando outras hemorroidas. O ideal é que, após a cirurgia, a pessoa tenha hábitos alimentares bastante saudáveis, para que o intestino funcione bem.

·         Quem tem hemorroidas pode consumir pimenta?

Deve-se evitar esses alimentos quando houver desconforto local; mas se não tiver sintomas, não há restrições.

·         Os homens sofrem mais de hemorroidas do que as mulheres?

Não. A proporção entre homens e mulheres que sofrem da doença é a mesma. A diferença é somente o possível aparecimento em mulheres durante a gestação.

·         Se o problema não for tratado, pode provocar doenças mais graves, como o câncer colorretal?

Sakano afirma que as hemorroidas não causam nenhum problema mais grave, não evoluem nem se transformam em câncer e tampouco aumentam a chance de ter um câncer na região anal.

 

·         Relação sexual anal causa hemorroidas?

A formação de hemorroidas ocorre devido predisposição genética e outros fatores, portanto, não tem ligação como o tipo de relação sexual.

 

Fonte : Sua saúde

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!