Conselhos da vovó 20 mitos e verdades na saúde

30/08/2012 23:25

 

"Conselhos da vovó" 20 mitos e verdades na saúde.

Não é difícil encontrar alguém que tenha aquele velho palpite da avó sobre algum problema de saúde. "Engordou? Foi a pílula!", "Comeu demais"Não entre na piscina"!. Mas quais realmente podem ser levados a sério? O clínico geral Filippo Pedrinola responde algumas dessas questões.

1 - O estresse causa úlcera no estômago
É errado afirmar que uma pessoa desenvolveu úlcera no estômago devido ao alto estresse. A úlcera é causada por uma bactéria chamada Helicobacter pylori, e não por motivos emocionais. O que é comprovado cientificamente é a relação entre estresse e gastrite. Uma pessoa sob muita pressão e estresse pode desencadear gastrite.

2 - Água com açúcar acalma
Essa é uma crença popular. Açúcar na água não a torna sedativa. Vale mais a pena colocar o açúcar no chá de camomila ou erva cidreira. Indica Pedrinola.

3- Uso  excessivo de remédios para dor  de cabeça faz o medicamento perder o efeito e a pessoa ira tomar remédios  cada vez mais mais forte
No caso da dor de cabeça, analgésicos como dipirona, e aspirina - alguma dos mais vendidos - têm efeito rebote, isso é, quanto mais a pessoa toma, mais dor tem.

4 - Pílula anticoncepcional engorda
Isso não acontece. O que ocorre é que se trata de um medicamento hormonal e a progesterona, favorece a retenção de líquido, o que reflete na balança. Ganha se líquido e não gordura.

5- Beterraba combate a anemia
A anemia é deficiência de ferro , e a beterraba não contém  quase nada de ferro, o mito é devido a sua coloração semelhante ao sangue.

6- Bebidas alcoólicas anulam os efeitos de medicamentos
Segundo o clínico geral, não existe uma contraindicação absoluta. O que ocorre é que a maioria dos antibióticos e analgésicos são metabolizados no fígado, assim como o álcool . O que vale mesmo é a moderação .

7- Cerveja preta aumenta a amamentação
Não tem comprovação científica. Aliás, bebidas alcoólicas não são indicadas para gestantes. O que pode ter sido considerado, é o  fato da cerveja preta ser feita com cevada , alimento fonte de proteínas,fibras e vitaminas.

8- Ler em veículo em movimento afeta a retina
Mais um mito. O que se pode sentir, especialmente em viagens, são os efeitos de tonturas, náuseas, e até desencadear crises de labirintite.

9- Entrar na piscina após as refeições pode provocar problemas e até levar à morte!
Pode causar congestão. Isso é mito. O que ocorre é a  dilatação dos vasos sangüíneos , no sistema digestivo, para favorecer a absorção de nutrientes e a digestão , mas não chega a ser suficiente para "roubar oxigênio do cérebro " e provocar desmaio.

10- Colocar uma faca no galo da testa impede que ele cresça
A afirmação tem um fundo de verdade, porém, o que impede que o hematoma fique maior é o contato com algo frio e não necessariamente uma faca. Coloque bolsa de gelo no loca.

11- Diabéticos podem consumir mel sem restrição
Não é porque o mel é natural que diabéticos podem consumir a vontade. O mel possui alto teor de carboidratos que são os grandes vilões de diabéticos.

12- Café melhora a ressaca
Porque a bebida é estimulante se pensa que melhora a ressaca. Mas esse pensamento não tem nenhuma comprovação científica. O melhor é dormir e esperar passar ou procurar um médico.

13- A margarina é mais saudável que a manteiga
Ambas são feitas com gordura. A diferença é que a manteiga tem gordura animal, já a margarina , vegetal. Porém o processo de produção, da margarina, produz gordura trans que é um veneno pra saúde.

14- Celular causa câncer
Com as novas tecnologias, vieram também  novos mitos.não há pesquisas que comprovem a relação do uso de celular e o desenvolvimento de tumores. O que se tem certeza é a interferência eletromagnética em outros dispositivos eletrônicos.

15- Batatas na testa e nas têmporas  aliviam enxaqueca
Essa tem pinta de conselho furado, mas funciona de verdade! Isso acontece por causa do estreitamento dos vasos sangüíneos da região, devido ao frio das rodelas. Usar bolsas térmicas geladas têm o mesmo efeito. Mas atenção: elas atenuam os sintomas, mas não curam as crises.

16- Acne atinge somente adolescentes
A acne pode aparecer em qualquer etapa da vida, já que as causa são os hormônios e a produção de glândulas sebáceas de cada pessoa.

17- Quem tem osteoporose não pode praticar exercícios de impacto
Pelo contrário, praticar exercícios, pode ser uma boa arma para combate-lá. Pois, o impacto aumenta a ação muscular sobre os ossos. Mas não se esqueça de consultar um especialista antes de realizar qualquer atividade física.

18- Carboidratos em excesso aumenta o nível de triglícerides
Sim. Os triglicérides, assim como o colesterol, são gorduras presentes no sangue. A ingestão excessiva de carboidratos, principalmente os refinados, como açúcares, doces, tortas e bolos, podem se formar em triglicérides. É importante lembrar que níveis elevados dessa gordura podem levar ao acúmulo em alguns órgãos e aumentam a chance de doenças cardiovasculares e diabetes.

19- Vitamina C combate gripe e resfriado
As evidências científicas são inconsistentes. O que se sabe é que o principal efeito ocorre em condições extremas, como em corredores de maratona. Nesse grupo, diminui o risco de contrair resfriado.

20- Somente pessoas mais velhas sofrem AVC e infarto
O número de jovens que sofrem de AVC cerebral e infarto tem aumentado. Isso se deve, principalmente, pelo descontrole de alguns fatores de risco, como estresse, sedentariamente, fumo, e má alimentação.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!