7 sinais de que precisa de acupuntura nesta primavera

17/09/2014 08:19


Estamos quase na Primavera! No entanto existem algumas pessoas que não se sentem entusiasmadas nesta época do ano.


A gripe está - bata na madeira - sempre atrás de nós. Esta é a altura em que as alergias explodem. Mas por que razão alguns de nós se sente em baixo nos primeiros dias da primavera?


Pode agradecer ao seu fígado!


Na teoria da acupunctura, os seres humanos são vistos como microcosmos do mundo natural que os rodeia. As estações - especialmente os períodos de transição, quando passamos de uma estação para a outra - têm grande influência na forma como nos sentimos.


Cada estação está associada a um sistema e órgão do corpo. No caso da Primavera é o fígado. Isto significa que o fígado, assume as rédeas sazonais e por isso pode tornar se  especialmente vulnerável.


Quando o fígado está vulnerável, as funções do corpo pelas quais este orgão é responsável têm tendência a ficar fora de sintonia.


Eventualmente, a Primavera pode se tornar propícia a que o fígado e as funções que lhe estão associadas se desenvolvam. No entanto, durante este período de transição, quando o fígado ainda está em adaptação, certos sintomas comuns aparecem. A acupunctura melhora estes sintomas e restaura o equilíbrio do sistema ligado ao fígado.


Como saber se precisa de acupunctura?


Aqui estão sete sinais que demonstram que o seu fígado precisa da ajuda da acupunctura:


Sente-se demasiado tenso


Na acupunctura, o fígado é o sistema responsável pelo suave fluxo por todo o corpo. Quando o fígado não funciona de forma ideal, o stress emocional, a postura rígida, a respiração superficial e o chamado "ranger dos dentes" são sintomas que podem aparecer ou agravar-se.


Enxaquecas ou outro tipo de dores


Quando as coisas no nosso corpo não fluem naturalmente, começamos a experimentar o que os acupunctores chamam de sintomas de estagnação. Estes incluem a dor e especificamente a dor em que se sente pressão, aperto ou restrição. As cefaleias e cólicas menstruais pioram bastante nesta época do ano.


Músculos rigidos


O fígado e o seu sistema associado, vesícula biliar, nutrem o corpo do tecido conjuntivo, tendões e ligamentos. Você pode experienciar o aumento da rigidez ou tensão nos seus músculos e articulações durante a primavera.


Sente-se frustrado e irritado


Está a sentir-se mais irritado que o costume? Os sintomas emocionais associados aos desequilíbrios do fígado imitam a estagnação física que acontece. Há uma paralisia emocional que pode chegar na Primavera.


A sua energia está mais fraca que o habitual


Na acupunctura, todos os sistemas e órgãos têm uma emoção associada. A emoção do fígado é a raiva. Uma boa dose de raiva ajuda a completar um perfil emocional equilibrado. No entanto, quando o fígado não é mantido em equilíbrio, há uma tendência excessiva para a raiva. Juntamente com o facto de se sentir mais irritável nesta altura do ano, poderá ter mais dificuldades do que o habitual em controlar a sua raiva.


Digestões irregulares


Uma digestão saudável é fortemente dependente do movimento suave e consistente ao longo de todo o corpo. Quando o fígado não consegue manter o fluxo, distúrbios digestivos podem facilmente ocorrer. Existe também uma ligação cérebro-intestino. Quando o stress emocional é maior do que o habitual, a função digestiva naturalmente entra em declínio.


Os seus olhos estão a incomodá-lo


Assim como todos os sistemas e órgãos têm uma emoção associada, também têm um sentido associado. A visão pertence ao sistema do fígado, pelo que, normalmente, as questões relacionadas com a saúde ocular são normalmente atribuídas a um desequilíbrio do fígado. Isto pode incluir má visão , dor,  fadiga, e olhos secos.


O ponto da acupunctura na Primavera



Ponto de Acupunctura 3F

Localizado no pé, entre o primeiro e segundo dedo , 3F é o ponto de origem do canal do fígado.


Os pontos de origem comportam-se como uma  espécie de estações centrais das linhas de metro. São centros onde as energias internas e externas se transformam. São pontos simples, de alta concentração que concedem acesso a todo o sistema.


A qualquer altura do ano, o ponto 3F é um ponto chave para a estagnação no nosso corpo. Graças à relação primavera-fígado, este ponto é duplamente útil para tratar sintomas de estagnação típicos desta altura do ano.


A aplicação de acupressão no ponto 3F ajudará ao fluxo no nosso corpo como nenhum outro ponto consegue. Se pressionar firmemente este ponto perceberá que este é sensível na maioria das pessoas.


Depois de encontrar o ponto, aplique uma pressão firme. Irá sentir-se um pouco dolorido nessa área. Sempre que tiver os seus pés descalço sinta se livre para aplicar esta técnica a qualquer altura. O 3F pode ser pressionado em um ou ambos os lados.


Para um aconselhamento adequado ao seu caso, fale com especialistas de Medicina Chinesa. Estamos certos que a acupunctura o ajudará a sentir-se melhor, em qualquer altura do ano!


Fonte: Meihua