7 passos para manter o equilíbrio

13/08/2012 16:36

 

Martha Graham, famosa dançarina e coreógrafa, afirmou: “Acredito que aprendemos com a prática: os princípios são os mesmos, quer se trate de  aprender a dançar praticando a dança, quer de aprender a viver praticando a vida. A seguir 7 maneiras de colocar em prática o que aprendemos a nosso repeito, honrando a nós mesmos nas pequenas e grandes coisas.

Perceba seus sentimentos

Pratique a ação de perguntar a si mesmo durante o dia: Como estou me sentindo agora? O que me é mais necessário neste momento? O que me deixaria mais feliz e em paz? O que faz mais diferença são as pequenas coisas que fazemos todos os dias.

·Elimine os pensamentos do tipo tudo ou nada

Talvez você se escute dizer “Tenho que cuidar dessa situação imediatamente, portanto, não tenho tempo para mim agora. Preciso escolher entre ele e eu, e não posso negligenciá-lo”. Infelizmente, quando caímos num padrão de pensar “é istou ou aquilo”, em geral são as nossas necessidades que deixamos de lado. Se você perceber esse cabo de guerra em ação, diga para si mesmo: Tenho o direito e o dever de cuidar de mim. Quando tenho necessidades, também preciso receber.

Adote medidas preventivas

Aja antes de ser envolvida numa abordagem equivocada. Por exemplo, se você souber que uma vez por semana sofre de dor de cabeça, dor nos ombros, ou dor nas costas cuide-se de forma proativa. Faça um alongamento, faça uma pausa, programe uma massagem regular ou pratique exercícios físicos.Programe em sua agenda para não esquecer.

  • Se observe

Temos quatro necessidades na vida – físico, emocional, mental e espiritual. Portanto, quando estiver em contato consigo, avalie cada uma dessas áreas e pergunte: “Que parte de mim precisa de atenção neste exato momento?”Se estiver sentindo fragilidade emocional, talvez precise de uma conversa com um amigo. Se estiver cansado, pode ser que precise  de mais repouso ou exercícios físicos. Se estiver mentalmente entediado, procure estímulos e desafios, compareça a um evento novo, matricule-se em um curso, ou adote um hobby. Se sentir um vazio espiritual e falta de significado em sua vida, faça algo que ajude a retomar o contato com seu espírito. Perceba que você precisa se energizar e comprometa-se a nutri-la para recuperar a saúde.

  • Comemore as suas vitórias

Se você realizou uma tarefa ou alcançou uma meta, mesmo pequena, recompense-se fazendo algo divertido e revitalizante. Mesmo pequenas recompensas, como ver o filme favorito, comprar flores, ajudarão você a se valorizar. Isso também o treinará para se recompensar e restaurar o reservatório interno da força.

  • De pequenos passos

Comece sempre com pequenos passos. Se permita a fazer pequenas mudanças. O que na verdade mudara é a sua própria atitude perante o caminho. Que pequeno passo você pode dar sistematicamente em direção ao mundo em que você quer viver?

  • Aceite os elogios

Você tem o hábito de dizer “Imagina”. “Quando recebe um elogio ou ”Não precisava”! Quando recebe um presente? Se não for capaz de receber um elogio ou um presente, você estará comunicando – aos outros e a si- que não se sente merecedor de receber. E se não puder aceitar com facilidade elogios ou presentes, como irá reagir à abundância, ás dádivas e aos maravilhosos relacionamentos que o universo deseja lhe dar?O que você dirá?”Ah, não precisava..”ou “Obrigada! Estou muito agradecida, adorei, e quero mais!”

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!